O sonambulismo é um distúrbio do sono. As pessoas com sonambulismo andam durante o sono e podem fazer tarefas comuns como se estivessem acordadas. Elas podem, por exemplo, abrir a geladeira, sentar no sofá, ligar a televisão ou ir ao banheiro. Ou então fazer coisas mais perigosas como cozinhar, abrir a janela ou a porta de casa ou dirigir. O sonâmbulo pode ainda gesticular, gemer e falar durante o estado de sonambulismo.
Causas
Ocorre com mais frequência em crianças e adolescentes porque a massa cerebral ainda está em processo de amadurecimento. De acordo com estudos, ele pode ocorrer em membros da mesma família. Assim, o sonambulismo infantil aumenta em 45% se um dos pais já foi sonâmbulo, e em 60% caso ambos os pais já tenham tido sonambulismo.
Nosso sono é composto por cinco estágios. Durante os estágios a intensidade das ondas cerebrais diminuem e atingimos um profundo estado de relaxamento. O hipotálamo, que é ligado à consciência, fica quase inativo (com baixa atividade), assim como o córtex cerebral, responsável por controlar os movimentos do corpo. No caso dos sonâmbulos uma região do cérebro chamada ponte emite ondas irregulares, dessa forma a inibição da região motora acaba falhando e as ondas acabam ativando os movimentos. Com áreas motoras ativas, o sonâmbulo continua dormindo mas é capaz de levantar, andar ou sentar. A área relacionada à consciência no hipotálamo se mantém com baixa atividade, o que explica o fato do sonâmbulo não perceber o que está acontecendo (e não acordar!) e de não se lembrar de nada quando acorda.
Mitos
- Sonâmbulo pode morrer se for acordado – Este é um dos principais mitos do sonambulismo. Não há qualquer problema em acordar um sonâmbulo, mas ele provavelmente ficará confuso, desorientado e sem entender o que aconteceu. Não há risco de infarto ou de qualquer outro problema que acarrete riscos à sua saúde. No entanto, a recomendação é levar a pessoa de volta para a cama sem tentar despertá-la, pois os estímulos externos podem prolongar mais a crise.
- Sonâmbulo sofre crises todas as noites – Não, isso não é normal. As crises de sonambulismo são mais comuns quando os pacientes estão sob algum tipo de estresse
- Sonâmbulo tem problema para pegar no sono – O sonambulismo não está ligado à insônia, por isso não há qualquer ligação. Há casos, porém, em que as pessoas sonâmbulas desenvolvem um estado de cansaço físico durante o dia.
Verdades
- Sonambulismo não tem cura -Não há cura para o sonambulismo, mas há tratamento. Esse distúrbio desaparece normalmente na adolescência, mas se o sintoma persistir, o paciente pode fazer um tratamento com uso de medicação antidepressiva ou calmante. O sonâmbulo precisa passar por uma avaliação médica
- Sonâmbulo obedece a ordens – É possível que eles obedeçam a ordens enquanto estão sonâmbulos. No dia seguinte, porém, não são capazes de se lembrar do que aconteceu
- Sonâmbulos não guardam e nem revelam segredo – Quando o sonâmbulo está em estado de sonambulismo, ele não está nem dormindo e nem acordado, por isso tudo que ele faz ou diz não tem nenhum sentido, e as frases podem sair sem nexo.
O que fazer quando um sonâmbulo caminha?
Simplesmente proteja a pessoa e tente encaminhá-la gentilmente de volta para o quarto. Para evitar acidentes, os especialistas recomendam colocar redes de proteção ou cadeado nas janelas, não deixar objetos pontiagudos em locais de fácil acesso e bloquear acesso a escadas.
Existe tratamento?
Pode ser feito com alguns remédios que serão prescritos. A medicação, porém, só pode ser receitada por um especialista do sono.
Para a maioria dos sonâmbulos não é necessária medicação, mas os familiares podem ter alguns cuidados básicos para que o sonâmbulo não se machuque enquanto estiver nesse estado de sonambulismo. Uma das recomendações é remover tudo o que estiver no caminho e que possa configurar um obstáculo perigoso no caminho do sonâmbulo. Objetos cortantes também devem ficar em lugar de difícil acesso.
Bloquear o acesso a escadas e trancar portas e janelas também é recomendável, além, é claro, de esconder chaves da porta e do carro, por exemplo. O objetivo é evitar que a pessoa fuja durante a noite.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que fazer quando alguém se encontra nesse estado. O melhor nesse caso é conduzi-lo delicadamente de volta à cama sem acordá-lo e tocá-lo. Se você acordar um sonâmbulo ele poderá ficar desorientado.