Clínica Geral

Entenda o que manchas brancas nas unhas podem sinalizar

Por Redação Doutíssima 06/08/2015

Manchas brancas nas unhas não costumam aparecer sem um motivo. Normalmente, a unha saudável possui uma tonalidade rosada e uma meia lua mais clara na base, chamada lúnula. É por isso que qualquer mudança na cor pode sinalizar problemas, principalmente se elas apresentam mais de uma anormalidade.

 

Além das manchas brancas nas unhas, outros sintomas podem indicar que algo está errado. Colorações azuladas ou esverdeadas, marcas escuras e tom amarelado se manifestam sempre em decorrência de motivos orgânicos ou externos. Saiba como identificar os problemas mais comuns das unhas e tome cuidados para preveni-los.

manchas brancas nas unhas

Manchas esbranquiçadas na unha podem ter relação com hábitos alimentares inadequados. Foto: Shutterstock

 

Manchas brancas nas unhas: excesso de melanina

Pequenos impactos ou batidas podem causar manchas brancas nas unhas. A alteração é conhecida como leuconiquia e geralmente decorre de choques com a mesa de trabalho, pressão sobre o dedo etc. Após bater a unha, surge então um depósito de melanina, que se desenvolve desde a matriz de crescimento dela, fazendo com que apareça a marca.

 

Outro motivo para o surgimento de manchas brancas nas unhas é a alimentação. Quando não ocorre a ingestão necessária de minerais e nutrientes, elas se tornam menos resistentes aos impactos e desenvolvem marquinhas.

 

Também é possível que uma mancha apareça em função de micoses, principalmente se mais da metade da unha é branca. Nesse caso, procure um especialista.

 

Além do branco, outras cores podem predominar nas unhas. Veja o que esses diferentes tons significam.

 

1. Unhas azuladas

 

Se o sangue está com dificuldade de circular pelo corpo, as extremidades ficam azuis, inclusive as pontas dos dedos. Doenças relacionadas à falta de ar, como enfisema pulmonar, asma e bronquite costumam ter esse sintoma.

 

2. Unhas amareladas

 

O tabagismo é a principal causa das unhas de tom amarelo. Além disso, elas podem adquirir essa cor em função de alergia a esmaltes e fungos. Em casos raros, psoríase e doenças hepáticas e renais provocam a mudança na tonalidade.

 

3. Unhas esverdeadas

 

Infecções por bactéria podem mudar a cor da unha, que mescla tons de verde e preto.

 

4. Unhas com linha escura

 

Quando ocorre um aumento na produção de melanina da unha, ocorre a chamada melanoníquia estriada, que se caracteriza por uma linha escura. Ela pode aparecer devido a infecções por fungo, atrito frequente, uso de antibióticos, doenças do intestino e até mesmo câncer de pele.

 

Evite as manchas brancas nas unhas

As manchas brancas nas unhas geralmente não indicam perigo. No entanto, em caso de fungo, é necessário tomar medidas mais sérias. Um estudo da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, comprovou que o tratamento com laser é eficaz no combate aos fungos. A incidência dos raios dura cerca de 10 minutos e mostrou resultados positivos em 20 de 21 pacientes.

 

Existem alguns cuidados que podem prevenir os problemas nas unhas e deixá-las mais saudáveis. O hábito de tomar água, por exemplo, é um dos mais eficazes para mantê-las hidratadas e livres do ressecamento e da quebra. Hidratantes para mãos e óleos fortalecedores também ajudam a dar um aspecto mais limpo e bonito para elas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!