Clínica Geral > Saúde

O que é e como funciona a quimioterapia

Por Redação Doutíssima 23/06/2013

quimioterapia

A cirurgia e a radioterapia são particularmente eficazes quando o tratamento do câncer é limitada à uma única região do corpo. Mas quando as células cancerosas se espalharam, o uso da quimioterapia é indispensável. Muitas vezes temida, descubra tudo o que você precisa saber sobre este tipo de tratamento.

 

Quando você precisa da quimioterapia?

Ao contrário da cirurgia ou radioterapia, a quimioterapia é um tratamento sistêmico e não-local, que deve ser integrado em uma abordagem abrangente para a doença. Pode ser prescrito:

– Antes da cirurgia, ou terapia de radiação. Isto é chamado de quimioterapia neo-adjuvante. Seria diminuir o volume de um tumor antes da cirurgia;

– Após o tratamento locorregional: a quimioterapia adjuvante;

– No contexto de cânceres não localizados ou metastáticos.

 

Como isso funciona?

A quimioterapia tem como objetivo de parar ou retardar a progressão do crescimento de células cancerosas, destruindo-as e impedindo a sua reprodução descontrolada no organismo. Dependendo dos materiais utilizados, existem diferentes modos de ação: certos medicamentos inibem a divisão celular e os outros bloqueiam o ciclo de crescimento das células.

Embora as drogas ataquem as células cancerosas em particular, os efeitos tóxicos podem também afetar em muito menor grau as células saudáveis. Assim, a maioria das quimioterapias causam uma queda dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo contra infecções.

 

Será que ele usa uma única droga?

De acordo com o paciente e do tipo de câncer, pode-se utilizar um ou mais medicamentos anticancerígenos em combinação. Este tipo de quimioterapia é chamado de “quimioterapia de combinação”.

 

Como é administrada a quimioterapia?

Enquanto os medicamentos podem ser administrados por via oral ou por injecção intramuscular ou subcutânea, a quimioterapia é injectado por via intravenosa. Na medida em que os produtos são muitas vezes irritantes, um cateter é geralmente colocado no fundo de uma veia jugular ou subclávia (veias do pescoço).

 

Fonte: Doctissimo