Dança

Dançar emagrece? Fique por dentro dos benefícios dessa atividade

Por Redação Doutíssima 03/08/2015

A dança como atividade física tem inúmeros benefícios. Dançar emagrece, relaxa, solta o corpo e ainda desenvolve a coordenação motora, a auto-estima e a consciência corporal.

Mais do que isso, a dança ajuda na função cerebral. Em um texto publicado na revista Psychology Today, Christopher Bergland menciona dois estudos recentes que apontam para os benefícios cognitivos da dança.

dançar emagrece

Além de auxiliar no emagrecimento, dança traz benefícios para a mente. Foto: iStock, Getty Images

Dançar emagrece e melhora o cérebro

A conclusão é de que através da atividade aeróbica regular da dança, praticada pelo menos uma vez por semana, qualquer pessoa pode maximizar as funções cerebrais. Isso ocorre porque os movimentos combinam capacidade cognitiva com memória muscular, ativando partes distintas do cérebro e combinando suas funções.

Judith Hanna, cientista da University of Maryland, dos Estados Unidos, tem seu PhD em dança. Entre muitas publicações, um de seus livros, Dancing to Learn, foca em como a dança é percebida pelo cérebro da mesma maneira que processa a linguagem falada. Assim, dançar também é uma forma de se comunicar.

Ela ainda menciona que a dança ajuda a lidar com o estresse, deixar as pessoas mais motivadas e a atividade interfere positivamento no processo de aprendizado. Ou seja, dançar emagrece como muitas atividades físicas e ainda desenvolve o corpo e a mente.

Por que dançar emagrece?

Partindo do princípio que a prática regular de atividade físicas faz parte do processo de emagrecimento, aliada a uma alimentação saudável, não é nenhuma novidade que dançar emagrece. Mas mover o corpo em diferentes ritmos musicais faz ainda mais do que isso.

Segundo a professora de dança cigana Morgana Sivark, dançar é uma atividade divertida. “Você perde muitas calorias de maneira agradável”. Ela ainda aponta a dança como uma ótima alternativa para quem não gosta de treinos convencionais de academia, corrida, natação, bicicleta e outros.

Morgana diz que é difícil estipular qual estilo é melhor para perder peso, mas recomenda especialmente jazz, ballet contemporâneo, dança de salão, dança do ventre, dança cigana e zumba como atividades que ajudam nesse quesito. A última, segundo a professora, vem se destacando por misturar movimentos de ginástica com dança ao som de ritmos empolgantes.

De acordo com Morgana, um dos pontos positivos das aulas de dança é que os passos podem ser adaptados conforme as limitações físicas de cada pessoa. Quando isso é respeitado, a atividade é um prazer, uma diversão. “Não tem contraindicação”, enfatiza.

Por fim, ela comenta que dançar emagrece e também funciona como uma espécie de terapia, trabalhando a musicalidade e outros pontos já mencionados, como a auto-estima e a coordenação motora. “Em pouco tempo nota-se que os benefícios vão muito além do bem-estar físico”, finaliza a professora.

Agora que você sabe que dançar emagrece, que tal escolher o ritmo e cair na pista?

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!