Esporte

Ballet fit é alternativa para quem quer ficar em forma

Por Redação Doutíssima 17/06/2015

O ballet fit é a nova aposta das musas fitness para conquistar um corpo sarado. A modalidade, que mescla movimentos do ballet com exercícios funcionais, tem por objetivo garantir a tonificação dos músculos e a queima de calorias.

Criada pela professora Betina Dantas, formada pela Royal Academy of Dancing, a prática está se disseminando nas academias do país inteiro.

ballet fit

Modalidade que une ballet com exercícios funcionais é opção para manter a forma. Foto: iStock, Getty Images

Que o ballet ajuda a trabalhar a musculatura e garantir um corpo esbelto, isso todo mundo já sabe. Mas eis a grande vantagem do ballet fit: você não precisa ter dançado a vida inteira para começar. As aulas, que têm duração aproximada de 30 minutos até uma hora, mesclam movimentos do ballet clássico com abdominais, flexões e agachamentos.

Saiba quais são os benefícios do ballet fit

Diferente do ballet tradicional, as aulas fitness buscam quebrar a monotonia e proporcionar diferentes exercícios a cada aula. Ou seja, não ocorrem com a mesma rigorosidade da dança clássica. Ainda assim, são bem intensas. Estima-se que é possível queimar até 1500 calorias em uma hora.

O número de repetições e variações de exercícios ajudam a trabalhar a postura, melhorar o tônus muscular, a flexibilidade, o equilíbrio e a respiração. Além disso, a modalidade trabalha a memorização e a agilidade das mulheres. Contribui, ainda, para assegurar uma silhueta mais alongada e longilínea, digna de bailarina.

O enfoque é trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo. A aula mescla exercícios aeróbicos com anaeróbicos, estimulando diferentes partes do corpo e, ao mesmo tempo, incentivando a leveza e a graciosidade nos movimentos. Dessa forma, a modalidade pode ser o caminho certo para quem objetiva perder peso e tonificar a musculatura.

Celebridades adeptas do ballet fit

Os benefícios acima citados são comprovados. As divas fitness do Instagram e celebridades que correm atrás do tanquinho percebem e aprovam os resultados. As atrizes Grazi Massafera, Laura Neiva e Danielle Winits são adeptas da modalidade para manter o corpão.

Gabriela Pugliesi e Karina Bacchi, duas divas fitness do Instagram, também optaram pelo ballet fit com o intuito de queimar calorias e garantir músculos bem definidos. No Insta, Gabi postou uma foto com traje de bailarina e garantiu na legenda que “as pernas saem bambas” da aula.

Também na rede social, Karina Bacchi adora compartilhar com as seguidoras alguns cliques das aulas de ballet. Em uma das legendas, a top escreveu que “a aula é super puxada”. Ela garantiu, ainda, que está investindo na modalidade para melhorar a postura e que está amando as aulas.

Para quem está pensando em aderir ao ballet fit, a dica é procurar um estúdio ou academia com profissionais especializados na modalidade. A recomendação é fazer de duas a três aulas por semana. As mulheres que nunca tiveram contato com o ballet podem ter mais dificuldade no começo, mas não demoram a pegar o ritmo.

No decorrer das aulas, é importante manter o ânimo e a persistência. Acima de tudo, o legal é se divertir. Aliando o ballet fit à alimentação saudável e balanceada, os resultados já podem aparecer em cerca de um mês.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!