Dica do Nutricionista

Confira 10 dicas de alimentação saudável para emagrecer

Por Redação Doutíssima 04/06/2015

Diferente do que muitos pensam, uma alimentação saudável para emagrecer não significa parar de comer. É possível, sim, eliminar os indesejáveis quilos extras se alimentando. O importante é a informação. Ao conhecer o que é saudável, você vai constatar que acabar com a gordura pode ser muito prazeroso.

 

Alimentação saudável para emagrecer é importante

Quando querem eliminar quilos extras, as pessoas costumam retirar certos alimentos das refeições ou, até mesmo, começam a fazer alguma dieta restritiva. O que pode fazer mal para o organismo.

alimentacao saudavel para emagrecer

Exercitar-se e ter horários regulares para se alimentar podem ajudar na perda de peso. Foto: Shutterstock

As dietas e as rigorosas rotinas que elas impõem podem ser um obstáculo para a resolução de perder peso. Especialmente quando pensamos que comer está ligado, na maioria das vezes, a grandes fontes de prazer. Mas, você não precisa sentir-se em uma prisão com comida racionada só pelo fato de querer emagrecer.

Além de tudo isso, uma dieta restritiva, segundo um debate realizado em maio de 2015, em São Paulo, no Dia Mundial sem Dieta, pode ser considerada ineficiente, já que muitas pessoas não conseguem segui-la por tempo prolongado e acabam engordando tudo novamente.

E, ao contrário do que possa parecer, alimentação saudável para emagrecer não é sinônimo de comida insípida. Antes de mais nada, é importante que você entenda que não existe mágica ou milagre para emagrecer. Na verdade, todo objetivo que se pretende alcançar requer dedicação e muito foco. Mas, nesse caso, não há necessidade de sofrimento.

Lado bom da alimentação saudável para emagrecer

Veja abaixo, dicas de alimentação saudável para emagrecer e comece já a se alimentar melhor. O mais importante é saber que você terá resultados duradouros, criando os hábitos certos. Então, preste atenção:

1. Reduza gradativamente

Não seja radical cortando de um dia para o outro alimentos calóricos. Que tal começar uma redução gradativa?

2. Não fique ansiosa

Deixe a ansiedade de lado. Lembre-se de que está disposta a um processo gradual, busque alguma coisa que a distraia do interesse por comida, um livro, um exercício.

3. Tenha horários

Coloque no papel uma relação dos horários para as refeições e não deixe de cumpri-los. Se tiver dificuldade, procure um nutricionista, que vai orientar sobre esses intervalos.

4. Coma frutas

Quando pensar naquela sobremesa calórica, pense que pode substituí-la por uma fruta da estação, igualmente saborosa.

5. Monte um prato colorido

Um prato colorido é sinal de alimentação saudável para emagrecer. Aprenda a colorir seu prato com saladas e legumes e dê um toque de sabor com azeite de oliva.

6. Beba água

Nunca, em tempo algum, deixe de tomar água. Se não tem esse hábito, crie mecanismos que a façam lembrar dessa necessidade. Faça da garrafinha na mesa de trabalho sua parceira, e não a esqueça cheia.

7. Mantenha o foco

Saiba que, em algum momento, as pessoas tendem a nos sabotar. Não deixe que comentários e brincadeiras sobre sua nova postura a tirem do foco. Desconsidere qualquer comentário que possa levá-la a desistir.

8. Consuma fibras

Consuma alimentos ricos em fibras, que estimulem o aparelho digestivo. Opte por um café da manhã rico em frutas, sucos e cereais.

9. Diminua o pão

Diminua a quantidade de pão e , aos poucos, substitua pelo pão feito com farinha integral.

10. Exercite-se

Para potencializar os efeitos de uma alimentação saudável para emagrecer, pratique alguma atividade física. Procure um profissional que possa fazer uma avaliação física e comece devagar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!