Você manteve o peso durante grande parte da vida e, então, percebe que em pouco tempo ganhou um quilo aqui e outro ali. Por que isso acontece? Manter o peso ideal não é importante apenas por razões estéticas, já que o excesso é capaz de influenciar – e muito – a saúde.
Engordei, e agora?
É um choque ver um quilo a mais na balança, mas antes de mais nada você deve se concentrar em descobrir as causas do ganho de peso. Isso pode estar relacionado a um aumento nas calorias diárias ou a uma rotina mais sedentária. Além disso, algumas condições de saúde muitas vezes afetam o peso.
Algumas doenças como o hipotireoidismo e a Síndrome de Cushing podem ocasionar ganho de peso. Do mesmo modo, excesso de estresse, problemas hormonais, idade e alimentação são capazes de ter esse mesmo efeito.
Por isso, vale a pena identificar esses problemas e buscar ajuda médica se você não encontrar a causa para o ganho de peso por conta própria. Além disso, é possível seguir algumas dicas incríveis para perder peso rapidinho.
Dicas para se livrar de todo o quilo extra
Você sabe o que fazer quando se trata de perder peso. Comer menos calorias do que você queima. Acontece que a maioria das dietas e planos de perda de peso rápido não funcionam como prometido. Se você está tentando perder um quilo ou mais rapidamente, essas dicas podem ajudar.
1. Anote o que você come durante uma semana
Estudos descobriram que pessoas que mantêm diários alimentares acabam comendo cerca de 15% menos comida.
2. Cuidado com os fins de semana
Um estudo da Universidade da Carolina do Norte constatou que pessoas tendem a consumir 115 calorias extras por dia em fins de semana, principalmente álcool e gordura.
3. Convide um amigo
Uma pesquisa da Universidade de Vermont descobriu que amigos que compartilham um projeto de perda de peso têm mais sucesso. Os pesquisadores acompanharam os voluntários por 18 meses.
4. Depois do almoço, só água
No café da manhã, vá em frente e beba suco de laranja. Em todo o resto do dia o foco deve ser água ao invés de suco ou refrigerante.
5. Assista menos TV
Um estudo de 76 alunos de graduação descobriu que quanto mais eles assistiam televisão, mais eles comiam. No lugar de ficar na frente da TV, dê uma caminhada.
6. Como apenas em horários definidos
Muitas vezes você sente vontade de comer por tédio, nervosismo, hábito ou frustração, sem sequer sentir fome física. Programe horários para suas refeições e evite as famosas beliscadas.
7. Coma alimentos ricos em água
Um estudo da Pennsylvania State University constatou que comer alimentos ricos em água, como abobrinha, tomates e pepinos reduz o consumo total de calorias.
8. Durma o suficiente
Uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia descobriu que mesmo apenas algumas noites de privação do sono podem levar ao ganho de peso quase imediato.
9. Evite alimentos refinados
Um estudo da Universidade de Harvard com 74 mil mulheres descobriu que aquelas que comem mais de duas porções diárias de grãos integrais eram 49% menos propensas a ter excesso de peso do que aquelas que comem alimentos refinados.
10. Escove os dentes após cada refeição
Isso pode ajudar especialmente no jantar. A sensação limpa e fresca serve como um sinal para o corpo e o cérebro de que o horário das refeições já acabou.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!