As alterações hormonais durante a gravidez podem ser um desacelerador para o desejo sexual. Porém, é claro que os hormônios não são os únicos responsáveis pela intimidade afetada durante a gestação: fadiga, mudanças na corpo e as pressões da gestação são fatores que contribuem para alterações em sua libido.
Em 2000, uma pesquisa canadense questionou 1.049 mulheres sobre o desejo sexual durante a gravidez. Os resultados mostraram que 56% delas viram uma diminuição no desejo sexual, enquanto 46% achavam que a relação foi prejudicada durante a gestação.
Ainda na mesma pesquisa, 29% das mulheres questionaram o médico sobre a segurança de fazer sexo nesse período.
Durante o primeiro trimestre de gestação, algumas mulheres geralmente perdem o interesse em sexo porque se sentem cansadas e desconfortáveis. Por outro lado, em outras mulheres, o desejo sexual permanece o mesmo.
Seja qual for o motivo para a baixa libido durante a gravidez, é importante conversar com o seu médico sobre esse assunto.
O lado masculino na gravidez
Além das mulheres, é possível que os homens também sintam uma diminuição no desejo sexual. Os motivos para isso são o medo de machucar o bebê ou, então, passar a enxergar a mulher como mãe, e não mais como amante.
Além disso, eles podem simplesmente respeitar a falta de desejo sexual da mulher, evitando pressioná-la em relação a esse assunto.
No entanto, a mulher precisa do apoio do parceiro nesse momento e, por isso, é importante que ambos tirem todas as suas dúvidas sobre o assunto e também encontrem maneiras para manter a intimidade no relacionamento.
O sexo pode prejudicar o bebê?
Não há alguma razão para mudar ou alterar a sua vida sexual durante a gestação, exceto se o médico tenha dado algum conselho nesse sentido.
A relação sexual ou o orgasmo durante a gravidez não prejudicarão o bebê, a menos que você tenha um problema médico. Lembre-se de que seu bebê está bem protegido no útero pelo líquido amniótico.
Como ter uma vida sexual ativa na gravidez
Se você está sentindo uma baixa libido durante a gestação ou sua mulher está passando por esse processo, a comunicação é necessária. Não se trata de culpar alguém, mas falar sobre a forma como você sente nessa situação. Falar pode permitir que o casal encontre a origem do problema e, também, uma solução.
Ponto importante, ainda, diz respeito a sua imagem. Você não deve se ver apenas como mãe, mas também como uma mulher. Cuide-se e diga a si mesma o quanto você é bonita e atraente.
Outras formas de manter a libido em alta é através de ações, como um banho quente à luz de velas, um jantar romântico, uma massagem etc. Trata-se de trazer para o relacionamento todas as formas de prazer que possam ajudar o casal a despertar os seus sentidos sexuais.
Em um mundo perfeito, uma vida sexual satisfatória para ambos os parceiros é o ideal. No entanto, a gravidez pode, por vezes, criar o efeito oposto, apesar do desejo ser contrário a isso. O importante é não deixar que essa situação crie uma lacuna entre o seu parceiro e você.