Sexualidade

Infidelidade: saiba o que leva uma pessoa a trair

Por Redação Doutíssima 06/05/2013

Uma das experiências mais amargas da vida é a traição. A infidelidade é grave porque destrói a confiança, sem a qual o relacionamento desmorona. Mas o que leva alguém a trair seu companheiro? É o que vamos descobrir agora.

Pesquisas sobre a infidelidade

Quando duas pessoas decidem ficar juntas elas costumam prometer amor e fidelidade. Por isso, muitas vezes é difícil entender o que leva um dos parceiros a fantasiar ou a ter um caso fora do relacionamento. De acordo com um estudo da Utah State University, Estados Unidos, a infidelidade está associada a maiores taxas de divórcio.

Sabemos que algumas pessoas traem seus cônjuges, mas a questão é o porquê eles assumem tais riscos emocionais e práticos. Em uma pesquisa realizada pela Loras College, nos Estados Unidos, psicólogos pediram para pessoas que atualmente ou recentemente estiveram envolvidas em casos extraconjugais relatarem suas experiências emocionais nesse período.

Infidelidade

Dos 77 participantes que responderam (22 homens e 55 mulheres, com idades entre 23 a 63 anos), 73% eram casados. As duas mais frequentes razões para a infidelidade, segundo a pesquisa, estavam relacionadas com sexo: ou eles sentiram que seu casamento era sexualmente insatisfatório ou gostariam de ter mais sexo.

Os participantes também relataram que não estavam emocionalmente satisfeitos em seus relacionamentos atuais ou pretendiam ter conexão emocional adicional. As razões menos frequentes tinham relação com amor.  Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que quase 20% das pessoas casadas foram em “busca de sensações”, significando que eles estavam curiosos ou apenas entediados.   

Infidelidade nem sempre significa o fim da relação

Os relacionamentos podem sobreviver à infidelidade, mas isso vai depender de vários fatores. Primeiro é preciso que todas mágoas e ressentimentos sejam perdoados, caso contrário é provável a ocorrência de problemas mais à frente. Vale lembrar que todas as situações são únicas, e a razão de uma traição sempre será diferente da outra.

Tenha consciência de que aprender a perdoar a traição e tentar compreender as razões por trás disso é capaz de levar o casal a um nível de comunicação e compreensão nunca antes atingido. E essa mudança pode ser determinante para o sucesso futuro da vida a dois.

É provável que em diferentes momentos a pessoa que foi traída se sinta insegura, ciumenta, irritada, triste, ansiosa e incapaz de confiar. Por outro lado, a pessoa que teve o caso provavelmente terá sentimentos de vergonha, medo da “punição”, raiva, tristeza e ressentimento.

A boa notícia é que com o tempo todos eles podem ser curados. Se vocês se amam e continuam lutando para ficar juntos, as chances de sucesso são bastante grandes com ambos comprometidos. Lembre-se que o amor pode estar escondido, enterrado sob anos de negligência, obrigação e pressões do dia a dia. Seja paciente para resgatá-lo.

No entanto, fique atenta aos sinais enviados pelo parceiro. Se você sentir que a iniciativa de reconstruir a confiança parte apenas de você, talvez seja um sinal claro de que é a hora do fim. Qualquer relação precisa de duas pessoas em plena colaboração para que funcione harmoniosamente.

Gostou do artigo? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!