Por que as crianças recusam comer alguns tipos de alimentos?
Simplesmente pelo gosto ou pelo cheiro. Aparentemente eles não comem os alimentos que são bons para a saúdee, pois são mais expressivos em gosto e cheiro. Dos 18 meses à adolescência é a fase de aprendizagem alimentar. A criança vêm ao mundo sabendo e amando um unico sabor: O DOCE! Eles gostam dos alimentos doces ou simplesmente o doce apresenta-se como preferência. Ao contrario de todos os outros sabores que ele precisa conhecer e aprender a gostar.
Como fazer uma criança comer de tudo?
Primeiramente, precisa-se compreender que a criança tem uma sensibilidade gustativa diferente da dos adultos. Depois temos algumas regrinhas a seguir:
– As crianças pedem, mas são os pais que decidem o menu!
– Interessante é fazer a criança acompanhasro momento de preparação da comida, experimentar junto com o pai ou a mãe.
– Pois todo mundo experimenta o prato, e, ou a gente gosta ou não, mas o ato de experimentar abre oportunidades para conhecer novos gostos.
– E finalmente, o interessante é ir pra mesa quando realmente temos fome, pois dessa forma o prato sera mais atrativo. Evitar doces, ou biscoitos entre as refeições é uma boa pedida.
Como convencê-lo a experimentar?
Sem drama, pode ser uma boa idéia pedir conselho à criança se ela acha que esta faltando sal, por exemplo. Apresenta-la também os condimentos e temperos, explicando suas funções. Em suma, apresentar-lhe o mundo da alimentação, seus aromas e gostos. A frase que sempre funciona é : Mesmo que você não goste, experimente pelo menos.”
Como começar a diversificar?
Aos 4 ou 5 meses, os pais começam a começar a diversificação do menu, mais nessa fase a criança é ainda muito sensível portanto fazer atenção à qualidade dos alimentos é essencial para evitar alergias e indigestões.
“Para afinar o gosto, todas as descobertas são possíveis, é somente necessário deixar a porta aberta ”
O que pensar dos produtos industrializados?
Existe uma necessidade de controlar o consumo dos produtos industrializados devido à adição de conservantes e outros produtos que consumidos em grande escala podem ser prejudiciais à saúde. Fiquem atentos à frutas exóticas, proteínas do leite entre outros derivados. Os bons hábitos alimentares são mais fáceis de serem adquiridas quando se é criança.