Dica do Dermatologista

Acne: causas, diagnóstico e como se livrar do problema

Por Redação Doutíssima 13/05/2013

A acne é tão comum que chega a ser considerada uma parte normal da puberdade. Mas ela nem sempre está associada à adolescência e pode ser um tormento em várias fases da vida. Embora não seja perigosa, costuma deixar cicatrizes na pele. É preciso ter cuidado e realizar o tratamento adequado para resolver o problema.

De onde vem a acne?

Sua pele tem furinhos minúsculos chamados poros, que podem ficar bloqueados pelo excesso de oleosidade, bactérias, células mortas ou sujeira. Quando isso ocorre, você terá o cenário ideal para desenvolver uma espinha.

Ela não é um problema que ofereça riscos, mas pode ser doloroso. Não bastasse isso, é capaz de causar estresse emocional por conta do impacto sobre a autoestima, já que ao longo do tempo pode deixar cicatrizes físicas permanentes.

Especialistas apontam o aumento nos níveis de andrógenos como a principal causa. Isso permite que as glândulas de óleo sob a pele cresçam. Quando ela está mais alargada, produz mais óleo e é capaz de quebrar as paredes celulares em seus poros, deixando o local livre para bactérias crescerem.

Estudos indicam que a suscetibilidade a espinhas também pode ser genética. De acordo com cientistas da Universidade de Washington, dos Estados Unidos, há bons e maus tipos de bactérias e são elas que irão determinar a gravidade e a frequência com que o problema aparece.

Segundo o estudo, publicado no Journal of Investigative Dermatology, nem todas as bactérias da acne desencadeiam espinhas – há algumas, inclusive, capazes de manter sua pele livre delas.

acne

O incômodo estético é o mais sentido. Foto: iStock, Getty Images

Como tratar o problema

A acne não deixa você em paz? Procure um médico dermatologista. Ele irá identificar os tipos de lesões e a gravidade, determinando o melhor tratamento. A boa notícia é que há algumas medidas que você mesmo pode adotar para prevenir esse problema.

Para ajudar a evitar o acúmulo de óleo, lave o rosto uma ou duas vezes ao dia com sabão neutro e água morna. Já ao usar maquiagem ou protetor solar, verifique se eles são oil free e não comedogênico – o que significa que não obstruirão os poros. Não se esqueça de remover toda a maquiagem antes de dormir.

Muitas loções e cremes que contenham ácido salicílico ou peróxido de benzoíla estão disponíveis para ajudar a prevenir e tratar o problema. Você pode experimentar esses produtos para ver o quanto ajudam no seu caso.

Se essas atividades não ajudarem, uma série de medicamentos pode ser indicada pelo médico. A maioria deles contêm ingredientes capazes de ajudar a matar as bactérias, os poros abertos ou reduzir a oleosidade em sua pele.

Caso você olhe no espelho e veja uma espinha, não toque ou aperte. Pode ser tentador, mas saiba que muitas vezes isso deixa pequenas e permanentes cicatrizes em seu rosto.

E você, costuma ter problemas com acne? Que tratamentos já utilizou? Conte para a gente nos comentários.