Dica do Dermatologista

Conheça tipos de foliculite e veja os tratamentos indicados

Por Redação Doutíssima 29/05/2013

O maior órgão do corpo humano pode ser um dos melhores cartões de visita. Uma boa aparência da pele tem papel fundamental nisso. Por isso, qualquer sinal ou mancha pode comprometer a imagem que se quer passar. A foliculite é um exemplo disso. Entenda o que é e como se prevenir.

 

O que é a foliculite

A foliculite é a inflamação do folículo piloso, ou seja, do pelo. De acordo com o cirurgião plástico Marco Cassol, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, existem diversos tipos de desse problema de pele.

foliculite

Inflamação do folículo piloso pode causar coceira, vermelhidão e inchaço. Foto: iStock, Getty Images

Geralmente, ocorre por infecção bacteriana. “Mas pode acontecer por ação da infecção por fungos e até mesmo sem infecção, como a pseudo foliculite da barba”, explica o médico.

Exceto nas palmas das mãos, plantas dos pés e membranas mucosas, a exemplo dos lábios, os folículos estão em todo o corpo. A densidade deles é maior no couro cabeludo. São mais propensos à infecção quando são danificados, sujeitos a algum tipo de lesão.

Os sintomas mais clássicos da inflamação são coceira, dor e calor no local. E eles podem ser ainda potencializados pela vermelhidão e pelo inchaço. “Pode começar com a aparência de uma espinha pequena e evoluir para uma bolinha maior”, descreve o médico cirurgião.

Causas e tratamento da foliculite

As causas da foliculite podem estar ligadas à inflamação do pelo por algum tipo de trauma, obstrução do canal do pelo ou, como descrito acima, por infecção. O tratamento dessa complicação, vai depender de seu tipo ou grau.

Conforme Cassol, o gel antibiótico é muito eficiente quando o trauma é na porção superficial do folículo. “Quando a lesão do folículo é profunda, pode ser necessário o uso de antibióticos via oral”, afirma o médico.

A inflamação dos pelos pode atingir homens e mulheres, mas por razões um pouco distintas. Nelas, pode estar relacionada à depilação, e neles ao ato de fazer a barba. E quando ocorre nas axilas, também pode estar associada com o uso do desodorante do tipo roll on.

 

Por isso, Cassol orienta a não usar o desodorante nessa versão. E, mais, a foliculite  deve ser tratada no início, isso facilita o tratamento e previne complicações decorrentes de sua evolução. Qualquer dúvida que esteja relacionada à pele, por menor que seja, deve se levada imediatamente ao médico.

Casos mais leves da manifestação da inflamação podem ser tratados tranquilamente com medidas caseiras. Confira algumas ações que podem contribuir com o alívio do desconforto e ajudar no tratamento, evitando que a infecção atinja outras áreas do corpo.

1. Use um pano úmido

foliculite

Se os pelos estiverem inflamados, uma forma de aliviar o incômodo é usar panos úmidos. Foto: Shutterstock

Aplique um pano úmido quente ou pressione a região atingida várias vezes durante o dia aliviar o desconforto e ajudar na desinfecção.

2. Aplique loções

foliculite

Para aliviar a coceira causada por pelos inflamados, é possível investir em uma loção. Foto: Shutterstock

Veja com seu médico a possibilidade de usar uma loção à base de aveia para aliviar a coceira em sua pele.

3. Invista em sabão antibacteriano

foliculite

O uso de sabonete antibacteriano é uma ótima alternativa para lavar áreas inflamadas. Foto: Shutterstock

O sabão antibacteriano pode ser um boa alternativa para lavar as áreas infectadas. Em seguida, aplique uma pomada antibiótica e use sempre uma toalha suave ou pano macio para secar o local.

4. Evite o uso de lâminas

foliculit
e

Uma forma de evitar inflamação dos pelos é ficar longe do uso de lâminas para depilação. Foto: Shutterstock

Não use lâmina para retirar o pelo na área infectada e jamais compartilhe toalhas, lavando-as com sabão sempre após o uso.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!