Dica do Dermatologista

Como evitar espinhas: confira dicas e cuidados essenciais

Por Redação Doutíssima 27/11/2015

Manter cuidados com a pele é um pré-requisito para se manter longe das acnes e impedir que a autoestima seja prejudicada. Se você não sabe como evitar espinhas, tenha em mente que algumas medidas diárias são grandes aliadas de um rosto bonito e saudável, livre de inflamações.

A acne consiste em folículos pilosos que se tornam obstruídos com pele morta, sebo e bactéria, explica a dermatologista Renata Roxo. Segundo ela, o principal fator do aparecimento de espinhas são as alterações hormonais, geralmente na adolescência.

como-evitar-espinhas-doutissima-istock-getty-images

Medidas diárias são grandes aliadas de um rosto bonito e saudável. Foto: iStock, Getty Images

“A puberdade eleva os níveis hormonais, especialmente a testosterona. Esses hormônios estimulam as glândulas da pele a produzirem mais óleo. Combinando isso com a pele morta, o rosto se torna um ambiente propício para o surgimento da bactéria que causa a acne”, explica.

Como evitar espinhas

Algumas mudanças simples em sua rotina podem contribuir para a prevenção contra a acne. Mas como evitar espinhas? “O ideal é não tocar o rosto com as mãos, manter o cabelo sempre longe do rosto e preso e lavar a fronha do travesseiro uma vez por semana. Isso ajuda a impedir o acúmulo de bactérias e células mortas na pele”, aconselha a Renata.

Os cuidados com a pele também envolvem higiene. Renata ressalta que, em casa, o ideal é lavar o rosto e outras áreas afetadas pela acne entre uma a duas vezes por dia, mas sem esfregar com muita força. Uma alternativa é utilizar um sabão neutro específico para o rosto a fim de controlar a oleosidade.

“Lavar o rosto muitas vezes ao dia piora a acne. É necessário evitar água morna e não cutucar ou espremer espinhas caso apareça alguma lesão, para evitar inflamações ou infecções”, salienta.

Para a rotina de beleza, esfoliar o rosto uma vez por semana contribui para a eliminação das células mortas, enquanto uma limpeza profunda com produtos específicos ajuda a manter a pele longe das impurezas. Não esqueça do uso sagrado do protetor solar para pele oleosa.

Na hora de fazer a maquiagem, a dica da dermatologista é passar longe dos produtos que contêm óleo. Afinal, a oleosidade é uma das responsáveis pelo aparecimento de espinhas.

Além disso, é fundamental investir em uma alimentação balanceada, evitando alimentos fritos e gordurosos, além de manter o corpo hidratado com o consumo de água ao longo do dia. Assim, é possível eliminar as toxinas – e o resultado aparece na pele.

 

como evitar espinhas infográfico doutíssima 

Como tratar a acne

Se você já tem algumas espinhas no rosto, pode recorrer a alguns procedimentos, que variam conforme a incidência da acne. Segundo Renata, são três níveis que demandam tratamentos diferentes:

– Nível leve: são usados produtos de uso tópico de venda livre ou disponíveis com prescrição.

– Nível moderado: tratamento com produtos e procedimentos estéticos. Segundo a dermatologista, são alternativas o peeling químico e a microdermoabrasão, lasers e luz pulsada.

– Nível grave: uso de antibióticos que, de acordo com Renata, podem ser combinados com produtos tópicos ou orais, contraceptivos orais e isotretinoína oral.

Para amenizar o aspecto da pele com espinhas, a dermatologista indica a remoção da pele com o estímulo do colágeno. Ela recomenda três opções que cumprem esse papel: peeling químico, microagulhamento e laser.

Evite

Tenha em mente que alguns erros podem piorar ainda mais o aspecto da pele acneica. De acordo com Renata, a exposição ao sol e a limpeza da pele incorreta, que contribui para o aumento da oleosidade, devem ser evitadas.


Além disso, preste atenção aos produtos que você utiliza no cotidiano. A dermatologista explica que maquiagem de má qualidade, cremes muito gordurosos e protetor solar que não é indicado para peles acneicas prejudicam o aspecto da pele.

Colocando essas dicas em prática, ficará muito mais fácil evitar espinhas e manter um rosto bonito e saudável!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!