Dica do Dermatologista

Saiba como conquistar uma pele dourada e manter o bronzeado

Por Redação Doutíssima 18/10/2015

Pele dourada, da cor do verão, é possível sem comprometer a saúde. Com alguns cuidados você consegue curtir o sol sem prejudicar o corpo.

Dicas para ter um bronzeado saudável 

Para a dermatologista Carolina Assed Saad, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com o uso de protetor solar e métodos de barreira, como chapéu e guarda-sol, é possível ir à praia e bronzear-se sem problemas. Esses cuidados são importantes para evitar os efeitos nocivos dos raios solares.

pele dourada istock getty images doutíssima

Manchas e envelhecimento precoce podem surgir por culpa dos raios UV. Foto: iStock, Getty Images

Sem essas atenções essenciais, você corre o risco de desenvolver câncer de pele. Além disso, deixar a pele fritando no sol ainda compromete sua juventude. Manchas e envelhecimento precoce podem surgir por culpa dos raios UV.

“A pele dourada com saúde exige o uso de proteção solar”, diz a especialista. Melhor ainda se for o produto adequado para o seu tipo de pele e recomendado por um dermatologista. Carolina lembra que esse produto deve ser usado diariamente: faça chuva ou faça sol, em ambientes internos ou externos. Isso porque a radiação solar está sempre presente.

A médica recomenda também que a sessão de bronze ao ar livre seja feita antes das 10h e após as 16h. No horário intermediário a radiação ultravioleta é mais intensa, explica.

Pele dourada sem sol

Quem gosta do visual bronzeado, pode ficar com a pele dourada sem precisar de expor. Carolina lembra que uma ótima alternativa são os autobronzeadores, cremes ou loções que ficam somente na camada mais superficial da pele e dão um aspecto de quem tomou sol.

No rosto, ela diz que maquiagens com efeito bronzeador são excelentes. Até as marcas mais acessíveis possuem produtos que garantem o efeito de pele dourada.

Mas atenção: nada da câmaras de bronzeamento! A Sociedade Brasileira de Dermatologia condena o uso desses equipamentos para fins estéticos.

Alimentos que ajudam a manter a pele dourada

Você com certeza já ouviu falar que a cenoura ajuda a manter o bronzeado. E isso é verdade! Esse vegetal é rico em betacaroteno, uma substância importante na produção de vitamina A, responsável por manter o tom moreninho na pele bronzeada.

O betacaroteno também é encontrado em outras fontes. Se você quer tirar proveito desse nutriente, adicione manga, brócolis, espinafre e agrião às suas refeições.

Já o tomate tem outro efeito: rico em licopeno, ele protege a pele do envelhecimento precoce causado pela exposição aos raios solares. Para tirar o melhor proveito dessa substância, que tal preparar uma clássica salada caprese, com tomate, manjericão e azeite de oliva?

Por último, não basta ter um bronzeado bonito se a pele não está com um visual saudável. Já lembrou de beber água hoje? Pele seca tem um aspecto envelhecido. A recomendação universal é de no mínimo dois litros por dia, mas cada organismo funciona de um jeito diferente.

 

Não esqueça de hidratar o corpo ao longo de todo o dia, principalmente no calor, e se for pegar sol na praia. 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!