Remédios Caseiros

Saiba como reduzir a oleosidade da pele

Por Redação Doutíssima 11/10/2014

Quem sofre com oleosidade da pele tem sempre aquela sensação desconfortável e pegajosa. A situação fica ainda pior nos meses mais quentes do ano, quando a transpiração é mais intensa. Felizmente, é um problema que pode ser amenizado ou até resolvido com soluções caseiras, como máscaras faciais muito simples de serem feitas.

oleosidade-da-pele

A maquiagem que você usa pode deixar sua pele oleosa. iStock, Getty Images

Máscara facial contra a oleosidade da pele

Uma destas receitas é bem mais simples do que você pode imaginar, e necessita de apenas três ingredientes: leite, uma colher de sopa de mel e três colheres de sopa de talco para bebês.

Basta misturar, em um recipiente, o talco e o mel, adicionando o leite aos poucos, mexendo até que a composição atinja uma consistência homogênea. Depois de limpar o rosto, use um pincel para aplicar a máscara no rosto. Deixe que a mistura aja por cerca de uma hora e remova a máscara com água morna. Este processo deve ser repetido a cada duas semanas.

O mel no combate à oleosidade da pele

Esfoliar e hidratar a pele ajudam a diminuir a oleosidade da pele. Você pode preparar uma máscara que contemple essas duas funções. O mel, alimento útil para uma série de receitas caseiras, é a base dessa que vamos ensinar agora.

Pegue uma colher de mel, uma colher de aveia e uma colher de sopa de açúcar mascavo. Misture todos esses ingredientes ao suco de meio limão. Aplique a máscara em movimentos circulares durante um minuto e deixe a pele descansar por dez. Depois enxágue e seque. Caso você sinta a pele “esticando” demais, pode aplicar em seguida um hidratante em gel.

Outra alternativa para se livrar da oleosidade da pele é a conhecida máscara de argila. Aí você precisa de um tipo de argila usada especificamente para tratamentos medicinais. Pegue uma colher do produto, junte duas gotas de tintura calêndula e três colheres de sopa de chá de camomila.

Misture tudo em um recipiente e, se perceber que a mistura ficou seca demais, acrescente mais chá, se ficou muito líquida, ponha mais argila. Aplique a máscara de argila no rosto limpo e espere dez minutos ou até que seque. Use água morna para enxaguar, enxugue e use o hidratante habitual.

Use maquiagem livre de óleo

As pessoas que têm tendência à oleosidade da pele podem tomar algumas providências na rotina para amenizar o problema. Dê preferência às maquiagens em pó, já que as cremosas aumentam o aspecto gorduroso, e opte por bases livres de óleo.

Faça esfoliações ou peeling, se não tiver acne. Estes processos removem as células mortas do rosto e diminuem o aspecto oleoso. Também é importante evitar lavar o rosto muitas vezes durante o dia, pois isso estimula a produção de óleo pela pele. O ideal, suficiente, é lavar o rosto duas vezes por dia.

Hereditariedade, fatores hormonais e de variações de temperatura são algumas das causas da oleosidade da pele. Ela aumenta durante o verão porque a glândula sebácea tem alta sensibilidade ao aumento da temperatura e, com isso, estimula a produção de óleo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!