Dica do Dermatologista > Qualidade de vida

Acne na vida adulta: veja como enfrentar o problema

Por Redação Doutíssima 27/06/2013

Você sofre com acne na vida adulta? As erupções no rosto, comuns na adolescência por conta das mudanças hormonais, podem surgir na maturidade. Além de lesões na pele, podem comprometer a autoestima das pessoas. O problema, de acordo com o Ministério da Saúde, atinge 8% das mulheres acima dos 25 anos e 5% acima dos 40.

 

Se você está nessa estatística, saiba que a tecnologia dispõe de tratamentos que prometem, além de mandar a acne embora, amenizar sinais de envelhecimento da pele e melhorá-la em todos os aspectos.

acne na vida adulta

O tratamento com laser pode ser uma alternativa para eliminar as lesões da acne. Foto: iStock, Getty Images

Por que as mulheres têm acne na vida adulta?

A resposta para essa pergunta está nos hormônios, mas, ao contrário de muitas alterações que ocorrem no corpo da mulher, a culpa para o aparecimento da acne na vida adulta não é apenas deles.

O uso inadequado de cosméticos, má alimentação, a vida agitada que se torna a porta de entrada do estresse, exposição ao sol  e outros fatores danosos à saúde desencadeiam as alterações hormonais que aumentam as chances de a mulher ter acne na vida adulta.

Tipos de acne

A acne pode ser inflamatória e essa é o tipo mais grave, porque é marcada pela presença de nódulos que atingem profundamente a pele. Há também a não-inflamatória, que são as que fazem surgir cravos e espinhas.

Segundo a Dra. Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, para cada tipo de acne, existem diversas terapias que podem limpar a pele e, em alguns casos, melhorar os sinais do envelhecimento.

acne-na-vida-adulta

 

Como funciona o tratamento

O tratamento da acne na vida adulta deve ser feito sob a supervisão de um profissional. Esses indicam os melhores tratamentos para cada caso, sendo que alguns, além de acabarem com a acne, melhoram e muito o aspecto da pele do rosto.

O processo pode ser medicamentoso, com cosméticos ou com aparelhos específicos, realizados por profissionais habilitados e em locais adequados para a prática.

Para Carolina, a terapia a laser é uma opção de tratamento que pode dar à paciente muito mais do que apenas o alívio de se livrar da acne na vida adulta. “Alguns aparelhos podem tratar lesões de acne e ajudar a remover o excesso de oleosidade da pele, proporcionando ainda benefícios anti-inflamatórios e antibacterianos”, ressalta.

Alguns lasers podem também trabalhar a suavização de rugas, o tom e a textura da pele enquanto tratam da acne. “O laser pode tratar eficazmente manchas escuras ou vermelhas associadas com a acne e melhorar a aparência de cicatrizes após a cura das lesões”, diz.

 

Acne na vida adulta: dicas para evitar

Não use produtos que visam combate a acne de maneira excessiva. Ao invés de ajudar, o excesso pode dar efeito contrário: irritar a sua pele e causar vermelhidão.

Use apenas os produtos recomendados pelo seu dermatologista e lave o rosto duas vezes por dia com eles.

Prefira maquiagem com base mineral que não obstrui os poros. Use sempre aquela que for mais adequada a seu tipo de pele e evite as que você desconhece a procedência.

E se mesmo assim ela aparecer, embora seja quase automático, não esprema espinhas sob hipótese alguma. Além de cicatrizes, o dano pode ficar maior e mais difícil de tratar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!