Clínica Geral

O inverno vem chegando! Proteja-se com dicas naturais

Por Redação Doutíssima 13/05/2013

dicasnaturais

E vem chegando a estação mas temida do ano: o inverno! Nessa época nossa pele e nossos cabelos costumam sofrer imensamente com o danos causados pelo ar frio e os banhos quentes. Mas fique calma, nem tudo está perdido. E não é preciso desenbolsar rios de dinheiro para manter a pele protegida nesse inverno. Hoje daremos algumas dicas naturais de como manter a pele e o corpo protegidos sem gastar muito. Vamos lá:

 

Como proteger a sua pele no frio?

No inverno, cuide bem de sua pele: é primordial a preservar a pele protegida do frio e hidratá-la bastante. Ao sair de casa, não se esqueça de proteger bem as mãos, pescoço e rosto com luvas, cachecol e touca. Isso evita que o frio venha a ressecar a pele causando desconforto e rachaduras.

Após seu banho, não se esqueça de aplicar um bálsamo muito hidratante ou óleo, se você tem uma pele bem seca.

 

Cuidando da saúde: dicas naturais de medicamentos

Durante o inverno, é comum as epidemias de gripes e resfriadose é muito difícil ficarmos imunes a elas. Para impulsionar o seu sistema imunológico, a aromaterapia vem voando para o seu resgate. Philippe Goeb, aromaterapeuta médico recomenda “tomar cápsulas ou chás de Echinacea purpurea para o fortalecimento do sistema imunológico”.

Se por acaso um membro de sua família ficar doente, o médico diz que “os óleos essenciais são úteis para a prevenção, quando há uma epidemia de gripe, por exemplo.

Espante o frio!

Uma vez de volta para casa, você ainda se encontra tremendo de frio? Existem dias que parece que nem o melhor cobertor do mundo consegue nos esquentar. Levando em consideração que as residências no Brasil não são adapatadas para este tipo de clima, é fácil entender o motivo. Anote esse receita e você não precisará mais tremer de frio por muito tempo com este revigorante e anti-séptico.

Os ingredientes:

– 1 litro de água, de preferência mineral ou fervida

– 4 pitadas de tomilho

– 1 limão

– Mel

Modo de preparo:

Esprema o suco de limão e raspe a casca. Ferva a água, adicione as raspas e quatro pitadas de tomilho. Ferva por três minutos. Desligue o fogo e deixe em infusão por três minutos. Filtre e despeje em uma garrafa térmica. Adicione o suco de limão e uma colher de sopa de mel. Misture bem. Todos os chás devem ser consumidos no prazo de 24 horas após a sua preparação.

Tônico e anti-séptico, o tomilho é um excelente expectorante. Ingrediente perfeito para resfriados e doenças do inverno.