Clínica Geral > Saúde

Conheça os sinais e sintomas de convulsões

Por Redação Doutíssima 06/05/2013

Poucas experiências podem ser tão dramáticas como uma crise convulsiva. Dentro de minutos ela recupera a consciência, mas estará esgotada e atordoada. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos de convulsões, cada um deles com um conjunto diferente de sintomas. 

Tipos de convulsões

Os médicos já conseguiram descrever mais de 30 tipos diferentes de convulsões. Elas são divididas em duas categorias principais: as crises focais e generalizadas. Ocorre que dentro de cada uma dessas categorias há muitas outras espécies e pode ser difícil identificar.

As crises focais também são chamadas de crises parciais. Elas ocorrem em apenas uma parte do cérebro. Cerca de 60% das pessoas com epilepsia se enquadram nesse grupo. Em uma convulsão focal simples, a pessoa permanecerá consciente, mas experimenta sentimentos incomuns ou sensações que podem assumir muitas formas.

É possível que ela experimente sentimentos súbitos e inexplicáveis de alegria, raiva, tristeza ou náuseas, por exemplo. Não é incomum ainda que possa ouvir, cheirar, saborear, ver ou sentir coisas que não são reais.

Já em um ataque focal complexo, a pessoa apresenta alteração ou perda de consciência. É possível que a consciência seja alterada, produzindo uma experiência de sonho. É possível que ocorram estranhos comportamentos repetitivos, como piscar, contrair músculos ou movimentar a boca. Seus sintomas são facilmente confundidos com os de outras doenças.

As crises generalizadas são o resultado de atividade neuronal anormal em ambos os lados do cérebro. Esses ataques podem causar perda de consciência, quedas ou espasmos musculares maciços.

Vale saber que nem todas as crises podem ser facilmente definidas como focais ou generalizadas. É possível que elas comecem com um tipo e depois se espalhem para o cérebro em outra configuração. Já outras podem ter ambas as características, sem um padrão claro.

convulsões

As convulsões podem afetar o cérebro de diferentes maneiras. Foto: iStock, Getty Images

Sinais e sintomas para cuidar

Os sinais e sintomas de uma crise convulsiva incluem breve apagão, seguido por período de confusão, movimentos oculares estranhos, perda do controle da bexiga ou do intestino, queda súbita, apertamento dos dentes, suspensão temporária da respiração, espasmos musculares incontroláveis e comportamento incomum como a raiva súbita.

A pessoa pode ter sintomas de aviso antes do ataque, que podem consistir em medo ou ansiedade, náusea, vertigem e sintomas visuais – luzes brilhantes, manchas ou linhas onduladas diante dos olhos. Se você presenciar um desse ataques, alguns procedimentos são necessários.

  • Deixe a pessoa de lado, para evitar asfixia
  • Amorteça a cabeça da pessoa
  • Solte qualquer roupa apertada ao redor do pescoço
  • Mantenha as vias aéreas da pessoa aberta
  • Não impeça a pessoa de se mover, a menos que ele ou ela esteja em perigo
  • Não coloque nada na boca da pessoa. Ao contrário da crença generalizada, as pessoas não podem engolir a língua durante uma convulsão
  • Remova todos os objetos cortantes ou sólidos que a pessoa possa ter consigo
  • Observe quanto tempo o ataque dura e quais os sintomas que ocorreram para que você possa dizer a um médico ou pessoal de emergência, se necessário
  • Fique com a pessoa até a que a convulsão termine.

E aí, anotou as dicas para aprender a identificar convulsões? Deixe a sua opinião sobre o assunto nos comentários.