Dica do Nutricionista > Especial Casamento

Buffet de casamento: 10 questões a serem lembradas

Por Redação Doutíssima 14/05/2013

buffet para casamento

Para tirar o máximo de seu casamento, é importante não sair atacando os preparativos. Vamos começar com o buffet de casamento: 10 boas perguntas a fazer antes de decidir o menu do seu casamento.

 

Qual é o meu orçamento?

Antes de mais nada, determine o seu orçamento para a refeição. Isto é essencial porque você vai saber imediatamente o que você pode esperar.

 

Quem eu vou contratar para a realização do menu?

Não deixe para o último minuto. Comece a procura 7 ou 8 meses antes do grande dia. Pergunte aos seus parentes e amigos se eles conhecem ou recomendam alguém. Quais são os fornecedores perto do local do casamento? O que eles oferecem, quais são seus preços? Estabeleça uma pequena lista e solicite um orçamento. A degustação vai ajudar você a decidir.

 

Casamento temático ou casamento tradicional? Qual menu irá corresponder a ele?

Seu fornecedor vai oferecer várias opções: buffet self-service, servir os pratos nas mesas dos convidados ou misto (se você tiver mais de 200 pessoas). Se você optar pelos pratos servidos à mesa, certifique-se de que o serviço de garçom está incluído no pacote.

 

Como apresentar o menu?

O menu será apresentado na entrada do local de recepção, mas também nas mesas e até mesmo a localização de cada convidado.

 

Entre os convidados, eles sofrem algumas intolerâncias? Alergias?

Alguns dos meus convidados têm alergias ou são vegetarianos? Sua religião forçou uma dieta especial? Para evitar que seu estômago fique roncando, peça-lhes para informar se há alguma coisa especial para pedir ao seu fornecedor.

 

Quantos pratos?

Você provavelmente vai escolher entre 2 e 3 pratos. Normalmente, dois, ou seja, entrada + carne ou peixe. Tente tanto quanto possível compor um menu equilibrado e variado. Por exemplo, peixe ou frutos do mar de entrada, um prato de carne.

 

Vinho?

É habitual para acompanhar carnes vermelhas e queijo com vinho tinto, a entrada e peixe com vinho branco. Para não estourar o seu orçamento, opte por um vinho de supermercado. Incluia uma garrafa de vinho para cada 3 pessoas, uma de champanhe para cada 4.

 

E uma pausa?

É bom dar um tempo para os convidados digerirem a refeição. Este é o lugar onde podem ser oferecidos um suco ou algum digestivo à base de álcool

 

Qual a sobremesa?

O bolo de casamento não é uma obrigação, mas não deixa de ser aguardado pelos convidados. Caso prefira, você pode substituí-lo por cupcakes ou ainda mesmo considerar ambas opções juntas dependendo do seu orçamento. Caso prefira há também a possibilidade de um buffet de sobremesas.

 

Um buffet mais tarde?

A noite vai ser longa, sem dúvida. Um buffet irá permitir que seus convidados recarreguem suas energias entre danças frenéticas ou mesmo acalmar os ânimos.

 

Fonte: plurielles.fr