Dica do Nutricionista

Aproveite o inverno e descubra o poder das receitas de caldos

Por Redação Doutíssima 29/06/2015

Na estação mais fria do ano, muitas pessoas desejam um alimento quente e nutritivo. Por isso, preparar receitas de caldos no dia a dia é uma ótima opção. Além de esquentar e alimentar, esse tipo de comida traz inúmeros benefícios por conter ingredientes saudáveis que ajudam a garantir o bem-estar do organismo.

 

As receitas de caldos, em geral, são repletas de vegetais, que alimentam o corpo com vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.

receitas de caldos

Preparar um caldo de abóbora é uma opção para se manter aquecido no inverno . Foto: iStock, Getty Images

Se você quer manter a forma e a saúde, prefira as receitas de caldos que não levam creme de leite, manteiga ou outro tipo de gordura. Esses ingredientes fornecem mais calorias e são menos saudáveis.

Receitas de caldos: abóbora cremosa

Conforme a nutricionista Tanara Stumpf Trenz, a abóbora possui baixa quantidade de calorias, além de ser uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais. O vegetal contém fito nutrientes que mantêm a saúde da pele e ajudam a impedir os malefícios causados pela luz solar.

Ainda tem ação anti-inflamatória, ajuda a reduzir problemas renais, melhora os níveis de triglicerídeos e auxilia também quem sofre de constipação intestinal. A abóbora tem efeito laxante e é depuradora de tóxicos intestinais que elevam a pressão arterial. Confira a primeira das receitas de caldos:

Ingredientes:

 

– 3 xícaras de abóboras em cubos com casca

– ¼ de cebola

– ½ dente de alho

– ¼ xícara de azeite de oliva

– 1 colher (sopa) de mel

– 1 colher (sopa) de shoyu

– 1 colher (sopa) de suco de limão

– Ovos picados a gosto

– Salsinha e cebolinha a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe a abóbora em cubos em 800ml de água. Depois de cozinhar, junte 200ml do caldo com a cebola, o alho, o azeite, o mel, o shoyu e o limão no liquidificador. Triture até obter uma consistência de creme.

Quando estiver na consistência desejada, acrescente a abóbora e coloque mais 100ml da água do cozimento. Misture o sal, ovos, salsinha e cebolinha conforme o gosto.

Receitas de caldos: ervilha

Para fazer receitas de caldos, a ervilha é uma ótima opção. A nutricionista explica que além de ser pouco calórico, esse grão é um poderoso antioxidante, ou seja, combate os radicais livres responsáveis pelo ataque celular e, consequentemente, o envelhecimento precoce.

Esse grão contém sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio, além do enxofre, substâncias responsáveis pela formação dos tecidos.

A ervilha ainda é rica em proteína de origem vegetal, vitamina A (importante para formação óssea), vitamina K (que ativa a absorção de cálcio), vitaminas do complexo B (que contribuem para produção de energia) e vitamina C (antioxidante natural que contribui para os processos de cicatrização).

Além de possuir ácido fólico (substância importante para a formação de novas células e funcionamento do sistema nervoso).

O grão também é rico em fibras solúveis, que vão controlar o colesterol e a liberação de açúcar no sangue, além de diminuir a absorção de gordura ruim. Confira a receita:

Ingredientes:

– 500 g de ervilha seca

– 1/2 cebola picada

– 2 dentes de alho espremidos

– 2 colheres (chá) de azeite de oliva

Modo de preparo:

Lave a ervilha e deixe-a de molho por cerca de duas horas. Em uma panela de pressão, cozinhe a cebola, o alho e a ervilha por cerca de 20 minutos. Retire o grão cozido da panela, tempere com sal e ervas e  bata no liquidificador. Coloque em uma tigela e sirva.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!