A apêndice é um órgão linfático fisicamente parecido com um dedo de uma luva e fica localizado na primeira curva do intestino grosso.
Apendicite é a inflamação desse pequeno órgão Pois devido ao seu posicionamento muitas vezes sofre obstrução por materiais diversos e restes fecais.
O quadro inflamatório-infeccioso que caracteriza a apendicite é mais frequente entre 20 e 30 anos e pode ser extremamente grave e levar à morte se o paciente não for tratado a tempo. Pois mesmo sendo um pequeno órgão, uma infeção interna pode se espalhar.
Sintomas
A falta de apetite é um dos principais sintomas. Porém, como aparece em qualquer quadro infeccioso, torna-se um sinal inespecífico;
A dor abdominal característica da apendicite, se manifesta do lado direito e na parte baixa do abdômen. É uma dor pontual, contínua e localizada, fraca no início, mas que vai aumentando de intensidade;
Pode ocorrer o colapso do aparelho digestivo, porque o intestino pára de funcionar;
Febre alta e constante.
Náuseas, vômitos e apatia.
O diagnostico é feito pelo médico a partir de um simples exame de toque preciso. Mas devido a outros tipos de inflamação apresentarem o mesmo sintoma de dor abdominal baixa no lado direito, muitas vezes é necessário uma analise diferenciada por uma tomografia.
Tratamento:
A cirurgia é pequena e as cicatrizes que ficam são quase imperceptíveis. A intervenção pode ser feita também por via laparoscópica ( a lazer) com os mesmos resultados da cirurgia com campo aberto. Se a cirurgia não for realizada nos primeiros instantes do diagnostico, a apendicite pode expor ao risco a vida do paciente.
Dica importante:
Apos a analise medical, não se recuse a ficar internado no hospital, mesmo se a dor não estiver mais muito forte, enquanto o diagnóstico não for esclarecido. Você pode precisar de cirurgia de emergência.