Motivação

Aprenda 7 dicas de gestão de tempo para empreendedoras

Por Redação Doutíssima 09/01/2014

De acordo com dados de 2014 do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBPQ) e o do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os novos empreendimentos têm sido dominados pelas mulheres – 51% contra 49%. Um dos maiores segredos para que elas superem as dificuldades iniciais é o gerenciamento do tempo.

tempo-doutissima-iStock-getty-images

Aprender a controlar melhor o seu tempo é decisivo. Foto: iStock, Getty Images

Mulheres empreendedoras enfrentam desafios

Iniciar um novo negócio não é tarefa das mais fáceis. Além das necessidades comuns a todo empreendimento que está começando, muitas vezes as mulheres enfrentam ainda obstáculos adicionais, como conciliar uma carreira com a maternidade – e também o preconceito.

Para as novas mamães, nem sempre é fácil entrar no empreendedorismo. Reuniões, viagens e trabalho até tarde por um lado, e colégio, atenção e amor do outro. Muitas acabam desistindo no caminho., especialmente por falta de apoio.

Ainda que o preconceito relacionado à presença da mulher no mercado de trabalho tenha diminuído, ele ainda está presente. Segundo uma pesquisa de 2014 do Babson College, dos Estados Unidos, apenas 15% dos novos empreendimentos que recebem investimento externo possuem mulheres no seu time de executivos – e dessas, em apenas 2,7% elas são o CEO.

É preciso muita garra para superar essas dificuldades, mas o ideal é começar com aquilo que está ao seu alcance. Não é à toa que o gerenciamento do tempo pode fazer toda a diferença.

Como gerenciar o tempo?

Se você deseja superar as dificuldades e colocar em prática o sonho de se tornar uma empreendedora de sucesso, confira algumas dicas que podem ajudar a racionalizar e maximizar seu tempo:

  • Agenda

Não há como administrar o tempo sem que você possa visualizar o que ele representa – razão pela qual uma agenda ou calendário é indispensável para qualquer empreendedora que se preze. Mas se engana quem pensa que só existem alternativas em papel: há diversos aplicativos para smartphones e tablets que cumprem essa tarefa.

  • Lista

As empreendedoras geralmente possuem diversas tarefas com as quais precisam se envolver e uma das melhores dicas para que nada passe em branco é fazer uma lista com elas.

  • Organização

De posse de calendário e lista de tarefas, é importante agora racionalizar o que você precisa fazer para evitar sobrecarga. Nesse ponto, é importante designar um afazer por vez – a prática de multitarefas costuma não ser produtiva.

  • Tecnologia

Não é apenas para calendários que smartphones e tablets servem. Atualmente, há uma série de aplicativos relacionados à produtividade, ótimas ferramentas para tornar o seu tempo mais eficiente.

  • Prioridades

Muitas vezes quando se é empreendedora, há a vontade de abraçar o mundo e realizar afazeres de outros para que tudo se ajeite imediatamente. Porém, é importante priorizar as suas tarefas, porque isso lhe dá motivação até mesmo do ponto de vista psicológico.

  • Delegação

Consequência da dica anterior, você pode delegar alguns afazeres secundários para terceiros. É claro que isso nem sempre é possível, mas, caso seja, é uma ótima forma de focar apenas naquelas que realmente importam.

  • Maternidade

Geralmente, a maternidade é encarada como um obstáculo para mulheres que desejam empreender. Que tal mudar essa atitude? Essa é uma excelente oportunidade para você desenvolver habilidades como criatividade, gerenciamento, orçamento e resolução rápida de problemas – essenciais para empreendedoras que desejam ter rotinas eficientes.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!