Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para aliviar coceira

Por Redação Doutíssima 21/11/2014

Resistir a uma coceira é muito difícil. Isso porque arranhar a pele causa uma ótima e imediata sensação de alívio. Infelizmente, isso não dura muito tempo, e logo a pele ficará áspera, dolorida e cheia de feridas. O resultado é que a coceira se intensificará. A melhor solução é optar por remédios caseiros para aliviar coceira de maneira natural e efetiva.

aliviar-coceira

Aquela insuportável coceira pode ser facilmente eliminada com remédios caseiros. Foto: Shutterstock

Aliviar coceira sem coçar

A coceira é um mecanismo de defesa do organismo e pode ser causada por reações alérgicas, picadas de insetos, infecções de pele, pele seca ou até mesmo pelo uso de sabonetes, produtos de limpeza e medicamentos.

Para aliviar coceira, existem muitos métodos naturais que podem ajudar. Alguns ingredientes podem agir diretamente nas causas, enquanto outras podem ajudar a reduzir os sintomas. Veja quais são os melhores remédios caseiros para aliviar coceira.

Melhores remédios caseiros para aliviar coceira

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um remédio muito eficaz para aliviar coceira na pele, seja qual for a sua origem. Ele possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias e atua como um neutralizador. Há muitas maneiras diferentes de usá-lo, uma delas é colocar um copo de bicarbonato de sódio em uma banheira cheia de água fria, e ficar nesta imersão de 30 minutos a 1 hora.

Se você não tem uma banheira, basta colocar algumas colheres de bicarbonato em uma bacia e colocar a parte do corpo onde está sofrendo com coceira. Outra maneira de usar este ingrediente é preparar uma pasta, misturando 3 partes de bicarbonato de sódio com uma parte de água. Aplique esta mistura sobre as áreas afetadas e deixe agir por alguns minutos.

Óleo de coco

Seja devido à pele seca ou a uma picada de inseto, o óleo de coco pode fazer maravilhas para aliviar coceira. A melhor maneira de usá-lo é aplicando um pouco diretamente sobre a área afetada.

Se você sofre com uma coceira generalizada por todo o corpo, especialmente durante o inverno, você pode aquecer um pouco do óleo de coco e aplicá-lo com uma loção corporal. Faça isso todos os dias e sinta a diferença em sua pele, que estará mais hidratada e sem coceira.

Aveia

A aveia também pode ajudar a aliviar coceira. Ela contém compostos antioxidantes, que possuem efeitos anti-irritantes e calmantes. Para essa finalidade, o melhor é usar a farinha de aveia ou aveia integral, que você pode moer usando um moedor de café ou um processador de alimentos.

Adicione duas xícaras de farinha de aveia crua em uma bacia com água e coloque a área afetada em imersão por pelo menos 20 minutos. Você também pode misturar um pouco de farinha de aveia com água até formar uma pasta e aplicar na área da coceira, cobrir com um pano e deixar descansar por pelo menos 20 minutos.

Manjericão

Esta erva contém uma substância chamada eugenol, que funciona como um anestésico tópico. Por isso, você pode usar as folhas fervidas em água, para fazer um chá e aplicá-lo na área afetada para aliviar coceira. Outra forma e usar esta planta magnífica é amassar algumas folhas de manjericão até formar uma pasta, e aplicar diretamente no local, cobrir com um pano e deixar agir por alguns minutos. Faça isso o quanto for necessário para aliviar coceira.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!