Dica do Dermatologista

Dúvida do leitor: o que pode causar erupções na pele e coceira no peito?

Por Redação Doutíssima 22/03/2014

erupções na pele

Erupções cutâneas e coceira no peito: quais são as causas?

Erupções na pele, as famosas manchinhas ou pequenas feridas, assim como as coceiras no peito, podem se dividir em vários tipos e possuírem várias razões para o aparecimento. Tudo começa com uma coceira leve que vai progredindo para manchas avermelhadas e depois pequenas bolhas. Os tipos de erupção mais conhecidos são: generalizada, alérgicas e parciais.

Erupção generalizada

Como o próprio nome diz, ela vem acompanhada de infecções generalizadas por todo o corpo. Dentre elas, as mais comuns são a rubéola, o sarampo ou a varicela, justamente infecções mais comuns dentre as crianças, estas que possuem o sistema imunológico ainda sensível e em formação. A ingestão de líquidos e o uso de analgésicos na medida recomendada pelos médicos é preferencial.

Erupção parcial

Diferentemente das erupções generalizadas, esta se manifesta em partes específicas do corpo. Rosto, mãos e joelhos são os locais mais comuns. O herpes costuma aparecer nessas áreas.

Erupção alérgica

Estas erupções estão sempre vinculadas à alergias, ou até mesmo com queimaduras solares e eczemas. Como sempre, entre em contato com um profissional da saúde para possíveis orientações caso a alergia seja grave. Quanto mais cedo confirmada, mais chances para o sucesso do tratamento.
Estas erupções e coceiras no peito podem ser causadas por motivos vários, dentre os mais comuns encontramos:

1. Fungos: normalmente quando a pele fica exposta à umidade elevada por muito tempo. O que pode ser feito é aplicar compressas de água fria para aliviar o desconforto. A higienização cuidadosa do local da coceira também deve ser feita. Caso a irritação venha acompanhada de dor ou febre, um médico deverá ser consultado.
2. Alergias: seja proveniente do contato da pele com alguns tipos de tecido ou por meio de um alimento sensível ao organismo.
3. Dermatite atópica: as erupções podem vir acompanhadas de inchaços, secreções e áreas da pele muito ressecadas. A cura definitiva ainda não existe, mas banhos com água morna e aplicação de hidratantes após a ducha pode ajudar. É interessante lembrar que ela pode também ser consequência de estresse emocional.

erupções na pele

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Pele marcada pelas espinhas? Saiba como tirar manchas de espinhas
Problemas de pele? Saiba como tratar a pele irritada e sinta-se melhor
Pele ressecada ou oleosa? Saiba como cuidar bem da sua pele de acordo com o tipo
Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar
7 Erros de beleza que acabam com sua pele no verão
Saiba quais são os tipos de manchas de pele como se livrar delas
Ativos usados em cremes driblam efeitos da menopausa na pele