Dica do Dermatologista > Pele

Problemas de pele? Saiba como tratar a pele irritada e sinta-se melhor

Por Redação Doutíssima 21/03/2014

Cuidado e observação nunca são demais quando falamos de pele irritada. Seus sintomas mais comuns incluem vermelhidão no rosto, coceira nos braços ou pele constantemente ressecada, por exemplo. Suas causas são diversas, variam desde exposição exagerada ao sol, alergias até infecções bacterianas ou provocadas por fungos.

É preciso verificar a intensidade da irritação, mas o mais indicado é procurar um médico especialista para tratar o caso. No entanto, algumas soluções simples para amenizar os sintomas incluem:

pele irritada

Como tratar a pele irritada

Água

Por mais simples e natural que pareça ser, a água não deve ser subestimada, beber água é o método mais natural existente para tratar e evitar pele irritada. Além de oferecer energia ao nosso cérebro, ela ajuda a limpar as impurezas do sangue ao diluir o excesso de ureia e toxinas, desta forma ajudando os rins a trabalharem de forma eficiente.

Para saber se você está ingerindo a quantidade de água necessária diariamente, observe se a sua urina está clara e translúcida. Quando bebemos a quantidade apropriada de água, tornamos nosso organismo mais resistente às infecções.

Cremes corporais

Segundo a doutora em dermatologia e diretora da Biblioteca da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD Nacional), Denise Steiner, a melhor forma de proteção é uma pele bem hidratada. “A pele tem que produzir substâncias chamadas ceramidas e hidratantes naturais. Ela tem por si só o manto hidrolipídico, que é a mistura de água mais gorduras naturais”, diz a especialista.

A médica acrescenta que é muito importante utilizar um creme hidratante apropriado para o tipo de pele. As pessoas com pele oleosa e que sofrem de acnes devem utilizar hidratantes em gel.

pele irritada

Produtos naturais

Uma dica simples para amenizar a pele irritada é evitar os produtos agressivos à epiderme ao notar sua pele irritada. Segundo a dermatologista, os produtos mais naturais são os mais recomendados. Produtos como sabonetes neutros e cremes calmantes, por exemplo. As loções que contém parabeno ou substâncias derivadas de petróleo, como por exemplo, o óleo mineral e parafina líquida, devem ser evitados.

Outra alternativa

Opções no mercado de cosméticos é o que não falta! A variedade presente nas prateleiras é enorme. Segundo informações publicadas na revista Estilo, da Editora Abril, há um produto muito interessante que é o soro para tratamento de pele irritada por motivos passageiros, como uma depilação por exemplo. O produto não possui óleo mas contém algumas substâncias anti-inflamatórias, como o extrato de pepino.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Pele ressecada ou oleosa? Saiba como cuidar bem da sua pele de acordo com o tipo

Evite os riscos! Cuida da sua pele e do seu corpo com cosméticos seguros!

Tratamento: como remover manchas da pele

Como evitar as micoses da pele?

12 Dicas para manter a pele hidratada no verão

Como fazer uma limpeza de pele bem fácil

Alergia na pele: sintomas, causas e tratamento