Dica do Dermatologista

Saiba qual a melhor vitamina para cabelo e unhas

Por Redação Doutíssima 06/01/2015

Alguns alimentos não melhoram apenas sua saúde e bem-estar, eles também cuidam de partes específicas do seu corpo. Existem itens que têm em sua composição vitamina para cabelo e unhas. Elas fortalecem e embelezam, dando vivacidade à região capilar e da unha, além de oferecerem uma quantidade ideal de nutrientes para o seu dia a dia.

 

vitamina para cabelo e unhas

Alimentos que estão facilmente ao alcance são ótimos para cabelos e unhas.

 Vitamina para cabelo e unha como suplemento

Caso os alimentos não deem conta de oferecer as vitaminas necessárias, existem as suplementações. Porém, é necessária uma recomendação médica para evitar riscos.

Vitamina do Complexo B

O complexo B tem diferentes tipos de vitamina em seu grupo. A vitamina para cabelo e unhas pode ser encontrada nas variações B-6, B-7 (a chamada biotina) e B-12. Elas são responsáveis por fazer o metabolismo da proteína funcionar, e é a partir dele que as unhas e os cabelos se formam.

A biotina evita que a unha quebre, além de ser utilizada no tratamento da queda de cabelo. É possível ingeri-la através de suplementação ou comendo alimentos como a gema de ovo, sardinha, banana, couve-flor, nozes e feijão.

Vitamina C

A vitamina C é um potente antioxidante. Suas propriedades melhoram a circulação do fluxo de oxigênio, fazendo dela uma ótima vitamina para cabelo e unhas.

Ela é encontrada em alimentos como frutas cítricas (laranja, tangerina e limão), mas também pode ser ingerida na forma de suplementos, que podem ser tópicos e aplicados diretamente nos cabelos ou nas unhas.

Vitamina E

Também um antioxidante, a vitamina E destrói os radicais livres e aumenta a movimentação do oxigênio entre as células. O que a torna uma excelente vitamina para cabelo e unhas é que elas promovem o crescimento saudável deles.

Pode ser encontrada em folhas verdes escuras, óleos vegetais e nozes. Se preferir, existem suplementos tópicos ou para ingestão via oral.

Outros alimentos com vitamina para cabelo e unhas

Você também pode encontrar vitamina para cabelo e unhas em diversos outros alimentos. Porém, não são somente as vitaminas que os fortalecem. Alguns minerais também podem deixá-los mais bonitos.

A vitamina C é encontrada na laranja, no pimentão amarelo, no morango, na goiaba, no limão, na tangerina e no mamão. A vitamina E está presente nas nozes, nos grãos integrais, nas sementes e vegetais verdes escuros.

A biotina, como vimos, é uma vitamina excelente e pode ser ingerida também através de peixes de água salgada (sardinha e salmão, por exemplo), levedura, grãos integrais e gema de ovo cozida.

As vitaminas do complexo B também são encontradas em carnes, aves, ovos, laticínios, grãos integrais e gérmen de trigo. O zinco é um mineral bastante benéfico para o cabelo e as unhas. Está presente nas carnes, na quinoa (uma espécie de cereal) e no amaranto (um grão rico em fibras).

Queratina é um dos componentes mais utilizados em produtos para cabelo, porque os deixa mais fortes e menos quebradiços. Pode ser encontrada no frango, em peixes e no ovo. Especificamente para o cabelo, você pode investir em alimentos como o pepino, o óleo de linhaça, nozes, castanhas, frutos do mar, feijão, frutas secas e sementes de girassol.