Clínica Geral > Saúde

Proteja-se das cáries

Por Redação Doutíssima 29/05/2013

05.29 cárie

 

Quem nunca teve uma cárie que atire a primeira pedra. Não é nada incomum ter cáries porque elas se alojam nos recôncavos mais inusitados da sua boca e se instalam ali de forma que apenas um dentista seja capaz de vê-las.

De forma simples, a cárie é uma destruição localizada dos tecidos dentais causadas pela ação das bactérias e é consequência da má higienização dos dentes. Aliando uma alimentação com muito doces com a falta de escovação regular, você cria o ambiente ideal e preferido das cáries na sua boca.

Mas com alguns cuidados bastante simples é possível evitar que bactérias indesejáveis se alojem na sua boca e acabem corroendo os seus dentes. Todo mundo já está cansado de ouvir as dicas mais simples para evitar as cáries dentárias, porém não custa nada repeti-las.

Escovação dos dentes

A escovação pelo menos três vezes por dia é fundamental para manter a higiene bucal além de combater o mau hálito. O ideal é que além das três vezes básicas, escove-se os dentes após todas refeições que você fizer durante o dia. E tome um tempo para fazer essa limpeza. Não adianta escovar os dentes com pressa porque o resultado não será tão eficiente. Tenha tempo e escove os dentes por pelo menos cinco minutos, passando a escova por todos os dentes, bochecha, gengiva e língua.

05.29 cárie 2

Uso do fio dental

Muita gente acha que a função do fio dental é retirar os resto de comida que ficam entre os dentes após a refeição e que se não houver acumulado alimentos ali não há necessidade do uso do fio dental. Porém essa ideia está totalmente errada. O fio dental tem como objetivo evitar a proliferação de bactérias entre os dentes, nos locais que a escova de dentes não alcança. Quando você passa o fio está retirando as bactérias que podem se alojar por ali sem você ver.

Uma alternativa é a fita dental que, por ser um pouco mais grossa, é mais fácil de manusear e não fere a gengiva com tanta facilidade. O ideal é passar o fio ou a fita dental ao menos duas vezes por dia.

Enxaguantes bucais

Os enxaguantes bucais a base de flúor tem ação bactericida, portanto matam as bactérias que podem estar na sua boca. O ideal é que se faça um bochecho de 30 segundos a um minuto para que ele tenha tempo de agir e realmente eliminar qualquer tipo de bactéria. E eles devem ser usados todas as vezes que você escovar os dentes.

Além desses cuidados é fundamental fazer consultas regulares ao dentista com intervalo de seis meses para que ele verifique se está tudo certo com a sua saúde bucal.