Clínica Geral

Como ser doador de sangue: conheça os pré-requisitos

Por Redação Doutíssima 25/11/2015

O Dia Internacional do Doador de Sangue pode ser uma boa oportunidade para que cada brasileiro se questione: como ser doador de sangue e virar uma pessoa mais solidária? Dados do Ministério da Saúde apontam que, em termos gerais, apenas 1,8% da população brasileira entre 16 e 69 anos doa sangue.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em termos gerais, o ideal é que cerca de 3% a 5% da população de um país seja doadora. É o que ocorre, por exemplo, no caso do Japão e dos Estados Unidos. A meta do Ministério da Saúde é ampliar, nos próximos cinco anos, o número de doadores para em torno de 2,2% a 2,3%.

Outro dado relevante, divulgado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), aponta que seis em cada dez doadores são voluntários, ou seja, doam sem saber quem irá receber o sangue. Os outros quatro são representados por doadores de reposição, ou seja, aqueles que doam por motivos pessoais.

De todo modo, entre 2013 e 2014, já foi registrada alta de 4,55% nas doações de sangue no Brasil. E você, sabe quais são os critérios necessários para ajudar a salvar vidas? Veja no infográfico como ser doador de sangue:  

 como ser doador de sangue infografico doutissima