[the_ad_group id="16401"]
Clínica Geral

Menstruação atrasada: o que pode ser?

Por Redação Doutíssima 11/01/2014

menstruação atrasada

Menstruação atrasada? Calma, pode não ser gravidez! Antes de surtar e ligar para o gato porque a menstruação atrasou, veja quais são alguns motivos que podem estar atrapalhando seu ciclo – e, não, nem sempre é gravidez!

Menstruação atrasada é geralmente o primeiro sinal da gravidez, especialmente quando a mulher é bem regulada e saudável. No entanto, outras causas podem explicar a menstruação atrasada. Confira quais são as causas possíveis:

 

1) O teste de gravidez deu negativo. Eu ainda posso estar grávida?

É possível, mas com uma gravidez muito recente para que o teste seja positivo, devido a uma ovulação tardia no ciclo. Esta ovulação tardia pode ser:
– Frequente: Os ciclos são sempre longos, portanto não quer dizer necessariamente que seja um caso de atraso de menstruação atrasada.
– Pouco frequente: Se os ciclos são geralmente de 28 a 30 dias e o atraso não acontece com frequência com você, é necessário repetir o teste de gravidez alguns dias mais tarde.

 

2) Depois dos sinais de gravidez, você finalmente menstruou com uma semana de atraso. O que houve?

Pode ser que o ciclo tenha se desregulado por alguma razão ou então você teve uma anovulação, que é a ausência completa de ovulação. Pode ser também que a menstruação que você teve depois do atraso seja um aborto muito precoce, mas para ter certeza é necessário fazer uma análise de sangue para verificar se você sofreu um aumento temporário de hCG.

 

3) Menstruação atrasada no primeiro ciclo depois da interrupção da pílula. O teste de gravidez deu negativo.

Esta é a frequente amenorréia pós-pílula. O processo de ovulação não volta a funcionar corretamente imediatamente após a interrupção, principalmente se os ciclos já eram perturbados antes de tomar pílula.

 

4) Tenho certeza de não estar grávida, mas estou com a menstruação atrasada

Existem muitas causas para explicar a menstruação atrasada além de uma gravidez. Uma causa frequente é a ausência ou o atraso da ovulação. Na prática, espere alguns dias antes de consultar seu médico. É provável que você irá menstruar espontaneamente dentro de um curto espaço de tempo.

 

5) Tive um atraso após um tratamento feito com Clomifeno.

Duas hipóteses:

I. Ineficiência do Clomifeno
II. Gravidez

Solução: Espere mais alguns dias, faça um teste de gravidez e, se a amenorréia persistir, consulte seu médico.

 

6) A menstruação ocorreu após 15 dias. O que aconteceu?

Se é incomum, o mais provável é que você tenha sofrido de uma anomalia temporária da ovulação, ou seja, um ciclo “suscetível”: Existem mulheres cujos ciclos desaparecem ao menor incidente e que apresentam de vez em quando um quadro de amenorréia passageira e espontaneamente reversível, que ocorre devido a algum tipo de choque afetivo ou de mudança de vida.

Se é frequente, é necessário procurar um acompanhamento médico caso você queira engravidar e não consiga.

 

Saiba mais:

Como calcular o período fértil

Sintomas de gravidez na primeira semana

Teste de gravidez

Quando fazer o teste de gravidez

Entenda como calcular o seu ciclo menstrual

7 Conselhos certeiros de como engravidar naturalmente

10 Dicas para engravidar rápido


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]