Nutrição > Receitas

Chocolate quente cremoso é receita para espantar o frio

Por Redação Fortíssima 16/05/2016

Quem consegue dispensar uma xícara de chocolate quente cremoso quando temperaturas mais baixas se aproximam? Além de adoçar a vida, a mistura ainda pode trazer benefícios adicionais.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Glasgow, do Reino Unidos, comer uma porção de chocolate por dia melhora o fluxo sanguíneo e diminui os riscos de acidente vascular cerebral.

O segrego está na moderação. Afinal, quando consumido em excesso, ele também pode aumentar os níveis de colesterol e até mesmo resultar em dor de cabeça. 

chocolate quente cremoso

A bebida pode ser incrementada com um creme por cima. Foto: iStock, Getty Imges

Receitas de chocolate quente cremoso

Quer estar preparado para a chegada das temperaturas mais frias? Confira as duas opções de receitas que separamos para você. Uma mais deliciosa que a outra. Não dá para resistir.

Com chocolate em pó

Ingredientes

2 xícaras (chá) de leite

1 colher (sopa) de amido de milho

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

4 colheres (sopa) de açúcar

1 canela em pau

1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo

Coloque no liquidificador o leite, o amido de milho, o chocolate em pó e o açúcar. Bata até a mistura ficar homogênea. Passe a massa do liquidificador para uma panela e ferva em fogo baixo. Mexa para não grudar. Desligue o fogo e acrescente creme de leite e misture até ficar homogêneo. Depois é só servir quente.

Com chocolate em barra

Ingredientes

500g de chocolate

1 caixa de creme de leite

Leite integral (3 vezes a medida do creme de leite)

Modo de preparo

Derreta em banho-maria a barra de chocolate. Misture os outros ingredientes ainda em banho-maria. Mexa até ficar uma composição homogênea e retire. Sirva quente. Uma opção é acrescentar creme.

Os benefícios do consumo do chocolate

Agora que você já aprendeu a preparar uma versão cremosa do chocolate quente, que tal saber mais sobre as vantagens de consumir essa delícia? Lembre-se de apreciar com moderação.

Combate o câncer

De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade de Georgetown, dos Estados Unidos, o chocolate tem propriedades químicas antioxidantes que ajudam a combater o câncer de intestino.

Alivia dores

Já um estudo realizado pela Universidade de Chicago, também nos Estados Unidos, afirma que consumir chocolate, desde que de maneira moderada, pode aliviar dores, já que o doce atuaria como um analgésico natural.

Diminui o desgaste físico

Pesquisadores da Universidade do Texas, dos Estados Unidos, concluíram que leite com chocolate é a melhor bebida para se recuperar da atividade física. Que tal experimentar?

Faz bem para o coração

Estudo divulgado pela revista científica International Journal of Cardiovascular Sciences, da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, mostrou que o chocolate amargo pode ser benéfico para quem sofre de doenças cardiovasculares.

E aí, o que achou das receitas de chocolate quente cremoso? Aprovou? Conte para a gente nos comentários.