Clínica Geral

Hidroterapia acelera a recuperação de pacientes com artrite

Por Redação Doutíssima 12/07/2015

A hidroterapia é uma das técnicas mais usadas no tratamento de muitas doenças que atingem o ser humano. A ajuda no controle da artrite é uma delas. A doença é a inflamação em uma ou mais articulações, as chamadas “juntas” que denominam o encontro de dois ossos no corpo humano. Há mais de 100 tipos de artrite e as causas são diversas.

 

A doença pode ter como consequência a lesão da cartilagem, tecido responsável pela proteção da articulação que permite os movimentos suaves e absorve todo o choque entre os dois ossos. Há casos em que se a causa da inflamação for tratada, a articulação voltará ao normal.

hidroterapia

Hidroterapia pode ser feita em casa, em uma banheira, por exemplo. Foto: Shutterstock

 

Hidroterapia é energia

Assim, a hidroterapia é a cura pela água aplicada exteriormente. “A água não atua somente por sua própria virtude vitalizante, mas é portadora de energias etéreas, especialmente caloríficas”, explica a naturóloga Kelly Cordeiro.

 

De acordo com ela, um doente tratado por meio de aplicações de água fria não se cura apenas pela água em si, mas porque é fria. “Em hidroterapia chamam-se frias as temperaturas inferiores às da pele e, quentes, as superiores. São termos apenas convencionais, pois a rigor, acima de zero é calor”, explica a terapeuta.

 

A água, segundo Kelly, é o melhor veículo para aplicar ao corpo o calor e o frio, por ser excelente condutora das vibrações térmicas e porque se adapta a toda superfície da pele, com a vantagem de proporcionar limpeza.

 

“O efeito baseia-se na reação do organismo, que é tripla. Reação nervosa, com produção de correntes eletromagnéticas no corpo e a consequente produção de oxigênio atômico livre, mais ativo do que molecular; reação circulatória, com modificação da irrigação sanguíneas dos órgãos; e reação térmica, por modificações na temperatura”, completa.

 

Hidroterapia elimina toxinas

O efeito fundamental da hidroterapia é a desintoxicação do organismo, manifestada claramente em expulsões ou eliminações de toxinas ou detritos doentios.

 

“Isso já é comprovado em laboratório e em clínica, demonstrando como certas aplicações hidroterápicas aumentam a eliminação de ácido úrico e matérias nitrogenadas, e também a toxidade e quantidade da urina e do suor. Foi comprovada ainda, a expulsão de substâncias e metais inertes dentro do organismo pela ação de banhos de assento frios”, informa.

 

A hidroterapia atrai o sangue. O sangue arrasta os detritos e aporta oxigênio. Segundo Kelly, o descongestionamento e a limpeza do lugar enfermo permitem a livre circulação do fluido nervoso, atraído também pelo sistema nervoso simpático, devido aos efeitos eletromagnéticos da água fria.

 

“Não conhecemos medicamento algum que realize essa ação conjunta, de harmonia biológica. Esse é o segredo de tantas curas realizadas pela hidroterapia, depois de ter-se resistido à ação dos medicamentos mais indicados e à perspicácia dos médicos mais eminentes”, completa Kelly.

 

Com indicação e acompanhamento, é possível promover a hidroterapia em casa mesmo, em bacias, água e até mesmo uma banheira. Se você fizer o conhecido “escalda-pés”, já estará fazendo a técnica.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!