Clínica Geral

Saiba o que fazer para enfrentar os sintomas da dismenorreia

Por Redação Doutíssima 02/07/2015

Muitas mulheres experimentam cólicas antes e durante seus períodos menstruais. Essa condição também é conhecida como dismenorreia. Para algumas, o desconforto é apenas irritante. Para outras, as cólicas menstruais podem ser graves o suficiente para interferir nas atividades cotidianas por alguns dias a cada mês.

 

Dados da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (Sogesp) revelam que, em 80% dos casos, a cólica menstrual está associada à dismenorreia primária e se manifesta um a dois anos após a primeira menstruação ou menarca.

dismenorreia

Anticoncepcional e prática de exercícios podem aliviar menstruação dolorosa. Foto: iStock, Getty Images

 

Dismenorreia não é igual para todas as mulheres

Essa condição é definida como fluxo menstrual difícil ou menstruação dolorosa. É uma das queixas ginecológicas mais comuns entre mulheres mais jovens. Os sintomas dependem da causa subjacente. A dismenorreia pode ser dividida em duas categorias: primária e secundária.

 

A primária é definida como dor menstrual que não está associada com patologia alguma. Normalmente ocorre nos primeiros anos após a menstruação. É provocada pelo aumento de um hormônio chamado prostaglandina.

 

O excesso de prostaglandina durante o período da menstruação é capaz de provocar dores muito fortes devido à contração do útero, que pressiona os vasos sanguíneos em sua volta e dificulta o suprimento de oxigênio aos tecidos. O resultado é dor devido à falta de oxigênio em algumas partes do útero.

 

Além disso, o aumento do nível desse hormônio pode afetar outros órgãos. Por isso, a condição muitas vezes causa outros sintomas, como náuseas, dores de cabeça, vômito, tontura e diarreia.

 

Já a condição do tipo secundária é definida como dor menstrual resultante de uma patologia. É vista normalmente em mulheres com endometriose ou doença inflamatória pélvica crônica, principalmente naquelas com idade entre 30 a 45 anos.

 

Alguns estudos apontam que a obesidade e o consumo de álcool podem estar associados à dismenorreia. Apesar dessa condição não representar risco de vida, é possível que seja debilitante e psicologicamente frustrante.

 

Dicas para lidar com a dismenorreia

Se você tiver essa condição em razão de uma causa subjacente, o médico irá tratá-la. Porém, em casos de dismenorreia primária, algumas dicas são capazes de ajudar a lidar com os sintomas. Segundo a SOGESP, existem três formas de lidar com o problema:

 

1. Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides

Há certas drogas capazes de bloquear a produção das prostaglandinas e diminuir o desconforto associado à condição. Comece o tratamento prescrito pelo médico no início da menstruação, ou logo que você comece a sentir os sintomas, e continue por dois ou três dias, ou até que os sintomas tenham desaparecido.

 

2. Pílula anticoncepcional

As pílulas anticoncepcionais podem bloquear o ciclo hormonal natural e a ovulação. Com isso, são capazes de impedir a superprodução de prostaglandinas. As pílulas são eficazes em 80% a 90% dos casos mais graves.

 

3. Mudanças no estilo de vida

Além do tratamento recomendado pelo médico, é possível fazer algumas mudanças em seus hábitos para diminuir a intensidade dos sintomas.

Evite situações de fadiga ou estresse. Além disso, tome um banho quente ou use uma bolsa de água quente sobre o abdômen. Praticar exercícios físicos também pode ajudar, bem como ter uma dieta leve e saudável em casos de dores mais intensas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!