Não bastasse ser confortável e uma opção perfeita para os meses de verão, a bermuda também se tornou um item de estilo para os homens. O segredo está em saber como usar a peça e que modelos evitar. O comprimento, por exemplo, pode fazer toda a diferença.
O novo comprimento de bermuda
As últimas semanas de moda viram o surgimento de uma nova tendência para os homens: bermuda acima do joelho. Há quem já considere a peça must have no armário masculino. O ajuste moderno é mais adaptado e menos apertado que os shorts curtos dos anos 70 e 80.
Marcas como Prada e Gucci trouxeram de volta os modelos mais curtos em uma enorme variedade de cores e estampas. Particularmente perfeitas para a estação primavera/verão, vale apostar nelas em cores como azul, verde e amarelo para os dias de praia ou investir em cores mais sóbrias para momentos casuais.
A estratégia ideal é ter algumas diferentes cores e comprimentos em seu guarda-roupas, para poder variar. Também é importante adaptar a tendência ao seu estilo. Afinal, de nada adianta estar na moda e desconfortável.
Regras de etiqueta: quando usar ou não usar
Muitos homens podem ter dúvidas sobre quando é possível apostar na bermuda e quando a peça deve ser substituída por uma calça. Conheça um pouco mais sobre as regras de etiqueta e entenda qual é a melhor escolha para cada ocasião.
Quando usar
- A peça é ideal para ser usada na praia e na piscina, mas esses não são os únicos locais em que ela pode estar presente. Quando o modelo é bem escolhido, fica ótimo para um encontro com os amigos e festas mais informais
- Usar ou não usar bermuda no trabalho? A questão divide opiniões. Embora muitas empresas já tenham flexibilizado esse detalhe, vale sempre conferir a possibilidade. Tudo depende do espaço em que você trabalho, a formalidade que ele passa, o relacionamento com os clientes e as determinações do chefe
Quando não usar
- Não use bermudas sempre que precisar optar por um blazer ou gravata. Procure combinar com peças informais, que deem o tom ideal. Na dúvida, prefira optar por uma calça
- Está com meias muito visíveis? Prefira evitar o uso da bermuda. A combinação não costuma dar certo e passa a impressão errada
- Se a situação é formal, a calça é sempre a melhor opção. Se ainda resolver optar pela bermuda, fique atento ao modelo. Os mais ajustados e em cores sóbrias costumam ter um efeito melhor, principalmente se bem combinados.
E aí, aprendeu como usar bermuda? A peça é bastante versátil e permite combinações diversas, mas vale sempre prezar pelo bom senso. Gostou do artigo? Aproveite e acesse também o Fórum de Discussão Doutíssima, lá você encontra milhares de dicas e debates sobre os mais variados assuntos! Clique aqui para se cadastrar!