Beleza > Homens

Confira dicas para aderir ao topete masculino

Por Redação Fortíssima 09/03/2016

Para os homens adeptos de um estilo básico e sexy, o topete masculino é um clássico. O detalhe no penteado pode valorizar qualquer produção, sem muito esforço. Prova disso são os looks do tapete vermelho ao redor do mundo: de Justin Bieber e Harry Styles a David Beckham, Justin Timberlake e Leonardo DiCaprio, todos já aderiram.

Estiloso, o topete é garantia de que você vai marcar presença em qualquer lugar. Além disso, outra vantagem do penteado é que ele possibilita versatilidade: você pode usar na frente da cabeça, com um caimento mais lateral, em menor ou maior volume. Basta saber como modelar corretamente para criar produções incríveis.

topete masculino

Topete garante mais estilo no visual masculino. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para aderir ao topete masculino

O topete é, sem dúvidas, um penteado inspirado pelos astros do rock. Elvis Presley foi quem imortalizou o visual na cabeça dos homens. Nos anos 1960, conforme lembra o hairstylist Samuel Jabes, a versão bem alta e volumosa é que fazia sucesso. Com o passar do tempo, porém, ele ganhou variações mais baixas e até bem curtas.

Independente da forma como é usado, o fato é que o topete sempre será um hit dos cortes masculinos  principalmente por ser um penteado democrático. Ele pode ser adaptado aos mais variados formatos de rosto e tipos de cabelo. Segundo Jabes, em fios ondulados ou com cachos é recomendado que as laterais fiquem mais quadradas e curtas.

Já para quem tem cabelos mais lisos, a dica para modernizar o topete é alinhar o penteado com o corte undercut, raspado nas laterais. Neste caso, o volume no topo da franja longa garante um visual muito atraente. Mas é possível usar de forma arrepiada ou mais baixa, dependendo da sua personalidade.

O mais importante, em cada caso, é contar com a ajuda de um especialista para ajustar o topete masculino ao formato do rosto. Ele também poderá indicar os produtos finalizadores que ajudam a segurar a produção.

“O topete é um curinga nos looks masculinos, principalmente porque é difícil aplicar muitos visuais diferentes nos homens, que são mais resistentes”, afirma. Para Jabes, o essencial é encontrar um estilo que você goste e adaptá-lo aos fios. Na modelagem, ele recomenda o uso de gel sem álcool, além de ceras ou pomadas para dar o toque final.

Como estilizar o topete?

Não existe uma maneira exclusiva de ajustar o topete. O mais interessante é experimentar diferentes produtos, que garantam composições mais ou menos estruturadas. Mas se você não tem a mínima ideia de como alinhar os fios, veja abaixo uma sugestão:

  1. Aplique um pouco de spray de água salina ou fixador na franja por todo o comprimento e puxe os fios para cima
  2. Com auxílio do secador e uma escova redonda, seque os fios para cima
  3. Espalhe um pouco de pomada modeladora nas mãos e belisque as mechas com os dedos para finalizar o visual.

E você, como arruma o topete? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!