Clínica Geral > Homens

Ginecomastia, qual o significado do aumento das mamas em homens?

Por Dra. Simone Austgulen 19/09/2013

A ginecomastia é um excesso de pele, gordura e glândula mamária, unilateral ou bilateral no homem. A ginecomastia aparece na adolescência ou na vida adulta, tendo uma incidência de cerca de 32% dos homens. Cerca de 65% dos adolescentes são afectados e em 75% dos casos é bilateral.

 

ginecomastia

Cirurgia para a redução dos seios masculinos.

 

Como a ginecomastia ocorre?

 

Na maioria dos casos, trata-se de um problema sem causa conhecida, mas em outros casos há múltiplos factores associados, nomeadamente fisiológicos (no período neonatal, na adolescência e na velhice, por causa da diminuições dos níveis de testosterona), patológicos (associados a cirrose, tumores da supra-renal, hipertiroidismo, hipogonadismo, tumores testiculares) e farmacológicos (associados ao consumo de marijuana e esteróides e alguns medicamentos como bloqueadores dos canais de cálcio, espirinolactona, cimetidina e cetoconazol). Mas é importante saber que nem todo aumento de mama é considerado ginecomastia. O significado clínico da ginecomastia é um desequilíbrio entre a produção de hormônios masculinos e femininos.

 

Na fase neonatal, a  ginecomastia é uma consequência da transferência do hormônio feminino da mãe para o filho durante o período placentário, então, não se preocupe. Já na puberdade ela pode ocorrer em até metade dos meninos e é resultado de um desequilíbrio hormonal típico da idade que tende a regredir. Entre idosos a ginecomastia é um sinal da menor produção dos hormônios masculinos que é natural do processo de envelhecimento.

 

A obesidade pode favorecer o aparecimento da ginecomastia. Geralmente há apenas um acúmulo de gordura na área, mas o tecido gorduroso também tem a capacidade de converter o hormônio masculino em feminino. Sendo assim, além do acúmulo de gordura, pode haver um aumento da glândula mamaria. Muitas vezes fica difícil fazer a diferenciação, então, o médico pode solicitar um ultrassom do local para ter certeza do diagnóstico. Confirmando o diagnóstico, saiba que a primeira forma de tratamento é a perda de peso e exercício!

 

O que muita gente pode não saber é que mesmo entre homens, há uma produção de hormônios femininos que são de extrema importância para a saúde. O adequado nível de estrogênio no homem é relacionado à libido e fertilidade.

 

Outra situação muito comum é que, apesar de uma produção hormonal normal, alguns homens vão apresentar uma maior sensibilidade aos estrogênios presentes na corrente sanguínea e desenvolver a ginecomastia, mesmo sem alteração hormonal. Essa é uma situação relacionada à herança genética e a sua regressão é menos provável.

 

Algumas doenças podem causar também a ginecomastia, então, caso seu aparecimento seja percebido já na fase adulta e de maneira abrupta, é necessário passar por uma avaliação médica.

 

Alguns medicamentos também podem provocar seu aparecimento. Não se esqueça de relatar na consulta todos os medicamentos em uso.

 

Diagnóstico da ginecomastia

 

ginecomastia

A obesidade pode ser uma das causas daginecomastia

 

Para fazer o diagnóstico da ginecomastia, é necessário avaliar a presença de um aumento predominantemente glandular ou adiposo (de gordura), a presença ou não de massas, a qualidade da pele, o grau de ptsose (se a mama está ou não caída), o posicionamento e a dimensão dos mamilos e aréola e assimetrias existentes. Normalmente é levado em consideração uma classificação de quatro graus, que vai do 1º (mais leve, com uma hipertrofia mínima e sem ptose) ao 4º grau:

 

– Grau 1: um botão localizado de tecido glandular que é concentrado ao redor da aréola que, geralmente, são fáceis de remover; tórax com pouco tecido adiposo e sem excesso de pele.
– Grau 2: ginecomastia difusa em tórax com mais tecido adiposo, onde as margens do tecido não são bem definidas. A associação com lipoaspiração do tecido adiposo está indicado.
– Grau 3: ginecomastia difusa com grande excesso pele. Estes pacientes necessitam incisões ao redor da aréola, na pele, ou reposicionamento do complexo aréolo-mamilar.

– Grau 4: ginecomastia mais grave, com um volume superior a 500gr e com ptose acentuada).

 

 

Tratamento da ginecomastia

 

Não pense que o uso de testosterona sem receita médica irá melhorar a aparência das mamas, isso pode inclusive piorar o quadro. Inclusive, uma das causas mais comuns de ginecomastia é o uso de anabolizantes nas academias. Cuidado com a automedicação!

 

No que se refere ao tratamento cirúrgico, cada situação deve ser avaliada individualmente, pois em muitos casos pode haver a completa regressão. O melhor tratamento depende muito da causa da ginecomastia. A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação. Quando o volume mamário presente é de natureza adiposa (gordura), idealmente é realizada uma lipoaspiração pois permite, através de uma incisão praticamente invisível, remover o volume indesejado. Em outros casos, efectua-se a remoção do tecido mamário por uma incisão através da aréola de forma a remover o volume e corrigir a ptose que possa existir.

 

No período pós operatório é necessário utilizar um colete de compressão durante o dia e a noite pelo período de um mês e ter actividade física moderada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!