Fertilidade

Celular no bolso do homem causa infertilidade: será mito ou verdade?

Por Redação Doutíssima 14/07/2014

Você provavelmente já ouviu alguém falar ou mesmo alertou alguém que o celular no bolso pode causar infertilidade no homem. Mas isto será apenas um mito ou você acha que é uma verdade cientificamente provada? Confira abaixo um pouco sobre os estudos já realizados sobre como o celular no bolso pode afetar a fertilidade masculina.

Estudiosos ligam celular no bolso à infertilidade

Por que alguns estudiosos acham que o celular no bolso pode afetar a fertilidade masculina? Os aparelhos celulares lançam alguns sinais: são as chamadas ondas eletromagnéticas, que funcionam mais ou menos como aquelas emitidas pelos rádios.

celular-no-bolso

Estudos indicam que manter celular no bolso pode causar infertilidade no homem. Foto: Shutterstock

São justamente essas ondas eletromagnéticas que, dependendo da frequência com que sejam emitidas, podem afetar bom funcionamento do corpo humano e, por consequência, a fertilidade masculina.

Diversas pesquisas já foram realizadas sobre a influência do celular na fertilidade masculina. E todas as que constataram que o aparelho é prejudicial chegaram à conclusão de que isso ocorre porque os homens costumam colocar o celular no bolso da calça, deixando-o próximo aos testículos.

Celular no bolso eleva temperatura local

Colocar o celular no bolso pode aumentar a temperatura dos testículos e afetar a produção de espermatozoides. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa Reprodutiva dos Estados Unidos, que fica em Cleveland, o celular no bolso afeta a fertilidade masculina porque o aparelho pode esquentar e, como consequência, aumentar o nível de temperatura do saco escrotal, que deve ser menor que a do restante do corpo.

Conforme o levantamento de dados feito pelos pesquisadores, aqueles homens que ficam mais de quatro horas diárias com o celular no bolso produziram 50% espermatozoides a menos que os demais estudados.

Celular no bolso afeta a qualidade do esperma

Em outro levantamento científico, desta vez realizado pela Universidade de Catania, na Itália, os estudiosos chegaram à conclusão de que o celular no bolso afeta não apenas a quantidade de esperma produzido, mas também a sua qualidade.

Os cientistas não souberam explicar, porém, o porquê de o celular no bolso interferir na fertilidade masculina, mas as hipóteses que cogitaram relacionam-se, também, com a questão das ondas eletromagnéticas emitidas por esses aparelhos e pela possibilidade do aumento da temperatura dos testículos – os espermatozoides, para quem não sabe, devem ficar armazenados em uma temperatura inferior à do restante do corpo.

Celular no bolso interfere no deslocamento até o óvulo

Recentemente, outra pesquisa, realizada pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, trouxe à tona mais dados que demonstram a relação do celular no bolso com a infertilidade.

Nesse estudo, os cientistas concluíram que o celular no bolso reduz a chamada motilidade do esperma, que é a capacidade que ele tem de se deslocar até o óvulo. Essa pesquisa, todavia, não foi conclusiva quanto ao porquê de o celular no bolso afetar a fertilidade masculina.

Conclusões sobre o celular no bolso

Como se pode ver, diversas pesquisas indicam números que comprovam que o celular no bolso pode sim afetar a quantidade e a qualidade do esperma. Todavia, como nem todas conseguem explicar o porquê, e como as que conseguem ainda são estudos isolados, muitos cientistas e médicos têm alguma resistência em aceitá-las. Em outras palavras: essa teoria ainda não é totalmente aceita no meio médico e científico.

É importante, porém, que você lembre que a infertilidade pode ter diversas causas e, se você está tendo alguma dificuldade nesse aspecto, deve procurar um especialista para realização de exames e tratamento, se for o caso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Entenda as causas da infertilidade masculina e formas de tratamento

Conheça as principais causas da infertilidade masculina

Bacon, pizza e doces diminuem a fertilidade masculina, diz pesquisa

Infertilidade masculina: mitos e verdades

Conheça os problemas que afetam a fertilidade do casal e como evitá-los

Saiba mais sobre o espermograma: avaliação da fertilidade do homem

Infertilidade conjugal: um problema mais que atual

A evolução da FIV: como a fertilização tem ajudado casais a engravidar

Biopsia testicular: saiba mais sobre a cirurgia de captação de espermatozóides