Fertilidade

Conheça as principais causas da infertilidade masculina

Por Redação Doutíssima 21/03/2014

Por mais que as mulheres sejam mais preocupadas com o organismo, a infertilidade masculina também é relativamente comum e merece atenção. A infertilidade é o termo usado para definir a impossibilidade de gravidez entre um casal que mantém relações sexuais frequentes sem nenhum tipo de método contraceptivo durante um ano.

 

Em um guia para a abordagem da infertilidade conjugal da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, é indicado que a ocorrência média de casais inférteis é de 10% a 15% a nível mundial. Nesses casos, estima-se que a infertilidade masculina seja a causa em 35% das vezes.

infertilidade masculina

Anabolizantes e antidepressivos podem ser causa de infertilidade em muitos homens. Foto: iStock, Getty Images

Causas da infertilidade masculina

Hábitos, uso de remédios e substâncias e condições genéticas são as principais causas da infertilidade masculina. Entre as sustâncias mais relacionadas à infertilidade estão anabolizantes, antidepressivos, remédios para calvície, esteroides e drogas ilícitas de vários tipos.

Outras substâncias também podem interferir na fertilidade do homem. A exposição à poluição e agrotóxicos pode ser prejudicial à saúde como um todo e interferir no sistema reprodutivo masculino. Infecções e traumas nos testículos também são listados como causas do problema.

Uma condição que atinge 35% dos homens diagnosticados como inférteis é a varicocele, que causa a dilatação dos vasos sanguíneos nos testículos, aumentando a temperatura da região. Temperaturas elevadas têm efeito prejudicial na quantidade e no formato dos espermatozoides.

A alta temperatura na região púbica também pode ocorrer em homens que trabalham como motorista de caminhões e ônibus, em cozinhas ou em metalúrgicas, situações que expõem a parte de baixo do corpo ambientes quentes. O calor excessivo compromete a qualidade do sêmen, podendo ser a causa da infertilidade em alguns homens.

A incompatibilidade genética entre o homem e a mulher também é um problema enfrentado por casais inférteis, mas não pode ser considerada um caso de infertilidade masculina nem feminina. Apesar do casal não conseguir engravidar de forma natural, não significa que não são capazes de fertilização com outro parceiro ou parceira.

Sinais da infertilidade masculina

A infertilidade masculina pode ser causada por diferentes fatos e é normalmente avaliada através de um exame do sêmen. Um especialista deve observar a concentração, a mobilidade e a forma dos espermatozoides em uma amostra. Resultados fora dos padrões normais nem sempre significam infertilidade, podem apenas indicar maior dificuldade de fertilização.

1. Alternativas e tratamentos

Se comprovada a infertilidade, o médico deverá sugerir tratamentos ou alternativas para a fertilização. A varicocele, por exemplo, pode ser revertida através de um procedimento cirúrgico simples.

Para os outros casos, em geral, os métodos de fertilização fogem do curso natural que ocorre quando um casal tem relação sexual. No caso de esperma com condições adversas, pode ser selecionada uma amostra com qualidade superior para a inseminação artificial.

 

A inseminação artificial usa o sêmen selecionado, que é inserido na mulher em seu período fértil. Já a fertilização in vitro, outra opção para casais com dificuldades para ter filhos, consiste em fecundar o óvulo em laboratório e levá-lo ao útero para o desenvolvimento do bebê.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!