Fertilidade

Espermograma e fertilidade masculina: entenda esta relação

Por Redação Doutíssima 26/02/2014

Quando um casal está tentando engravidar, o médico pode pedir um exame chamado  espermograma ao homem. Você sabe para que ele serve? Ele analisa a saúde do esperma de um homem.

Essa análise do sêmen é geralmente um dos primeiros testes feitos para ajudar a determinar se um homem tem, ou não, um problema com infertilidade.

Segundo o Ministério da Saúde, a infertilidade masculina é tão recorrente quanto a feminina: em torno de 30% para cada grupo, sendo os 40% restantes devido a algum motivo em comum do casal ou às chamadas infertilidades sem causa aparente.

espermograma

Análise de sêmen pode ajudar a checar se há problemas de infertilidade masculina. Foto: iStock, Getty Images

O que é possível analisar com um espermograma?

Em um espermograma, é possível realizar muitos testes para analisar quais são as condições existentes para a reprodução.

Entre eles, a definição da quantidade de sêmen durante a ejaculação, a contagem dos espermatozoides, a capacidade de movimento, a porcentagem de esperma que tem um formato normal e a capacidade do esperma de sobrevivência.

Quando ele é indicado?

Um espermograma é recomendado quando casais estão tendo problemas para engravidar. O teste vai ajudar o médico a determinar se o homem é infértil. A infertilidade masculina tem muitas causas, e algumas podem ser tratadas com sucesso.

A análise também vai ajudar a determinar se existe uma baixa contagem de espermatozoides ou uma disfunção.

Homens que passaram por uma vasectomia também submetem-se a esse exame, para certificar-se de que não existem espermatozoides em seu sêmen. Em uma vasectomia, os tubos que enviam o esperma dos testículos para o pênis são limitados como uma forma permanente de controle de natalidade.

Quando uma análise do sêmen mostra resultados anormais, o teste é repetido em intervalos regulares, conforme determinado pelo profissional de saúde.

Como se preparar para o exame

O seu médico irá informá-lo sobre a preparação para um espermograma. Seguir essas instruções é muito importante para ter resultados precisos. Alguns cuidados antes da coleta do material podem incluir:

1. Ejaculação

Evitar a ejaculação de 24 a 72 horas antes do teste.

2. Vícios

Evitar o álcool, a cafeína e as drogas, de dois a cinco dias antes do teste.

3. Medicação

Parar de tomar qualquer medicação à base de plantas.

4. Hormônios

Evitar quaisquer medicamentos hormonais.

Como é um espermograma é conduzido?

Para realizar uma análise do sêmen, será preciso fornecer ao médico uma amostra. Essa amostra pode ser obtida através da masturbação, ou a utilização de um preservativo especial durante a relação sexual.

Dois fatores são cruciais para ter uma boa amostra para o teste. Em primeiro lugar, o sêmen deve ser mantido na temperatura do corpo – se ficar muito quente ou muito frio, os resultados podem ser imprecisos.

Em segundo lugar, o sêmen deve ser entregue para testes dentro de uma a duas horas após ser retirado.

Resultados anormais do exame

Espermatozoides anormais terão problemas para conseguirem alcançar e penetrar os óvulos, tornando difícil a concepção. Os resultados anormais de um espermograma podem indicar infertilidade, infecção, desequilíbrio hormonal, doenças como a diabetes, e defeitos genéticos.

Se os seus resultados demonstrarem níveis anormais com frequência, o seu médico provavelmente irá sugerir que você faça testes adicionais. Além disso, ele poderá saber qual a causa da infertilidade e propiciar o tratamento ou a solução adequada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!