Primeiros Socorros > Saúde

Como lidar com hemorragias

Por Redação Doutíssima 19/07/2013

ng87793C77-277F-4676-A90C-C151C8B25DCD

Quase tudo que envolve sangue, envolve um pouco de pânico. Com as hemorragias não poderia ser diferente. Mas nada de pânico! Aprenda mais sobre hemorragias e saiba como proceder caso seja necessário!

Leia mais: Como proceder em casos de engasgamento

O que são hemorragias?

As hemorragias são vazamentos de sangue nos vasos sanguíneos. Elas podem acontecer em vários níveis sendo que quando há uma grande perda de sangue, pode levar o indivíduo à morte. Em menores proporções, as hemorragias podem causar anemia. Veja algumas consequências relacionadas a porcentagem de sangue perdida:

  • Perda de 15 a 30% do sangue – Nestes casos, observa-se um quadro de suor e sede excessivos, pulso fraco e taquicardia
  • Perda de 30 a 50% do sangue – Aqui há a possibilidade de semi consciência e estado de choque.
  • Perda de mais de 50% de sangue – Nestes casos, o indivíduo sobrevive com uma imediata transfusão de sangue. Se isso não acontecer, dificilmente o indivíduo sobreviverá.

Leia mais: Como baixar o meu nível de triglicérides?

hemorr2

Como lidar com hemorragias?

As hemorragias podem ser internas ou externas. No primeiro caso, a perda de sangue se dá internamente, nas cavidades do organismo. No segundo caso, ela se dá de forma visível. É por isso que as hemorragias internas são mais difíceis de se diagnosticar. Saiba agora como lidar em casos de hemorragia externa:

  • Manter a vítima na posição horizontal, para facilitar a circulação sanguínea.
  • Faça uma compressa com um pano limpo ou gaze e faça uma pressão firme no local da hemorragia. Mantenha esta pressão até que a hemorragia cesse ou diminua. Se possível, proteja-se com luvas para não se contaminar.
  • Não troque gazes encharcadas de sangue por outras. Nestes casos, apenas coloque outra gaze limpa sobre ela. Trocar de gaze a todo momento pode atrapalhar o processo de coagulação do sangue.
  • Caso seja possível, fazer uma ligadura de compressão. Ela vai substituir a pressão manual feita anteriormente.
  • Mantenha a vítima aquecida, calma e evite dar alimentos a ela.
  • No caso de hemorragias no nariz, levantar a cabeça da vítima para que ela não engula sangue. Em seguida, comprimir as narinas com dedos, seguidas de compressas frias. Não assoar o nariz e se a hemorragia não cessar, pode-se colocar um algodão o gaze na cavidade nasal.

Leia mais: O que a urina pode dizer sobre a sua saúde

A maior dica que se passar é de manter a calma acima de tudo. É importante transmitir tranquilidade e confiança à vítima. Caso a hemorragia não cesse, um médico deve ser procurado. Mas nada de pânico!

Fontes: abc.med, Primeiros socorros