Clínica Geral

Saiba os problemas que a AIDS (HIV positivo) pode causar na cavidade bucal

Por Redação Doutíssima 22/07/2013

 tratamento-canal-dente-dor-13200

Problemas bucais são comumente causados ​​por infecções fúngicas, virais ou bacterianas. Os problemas são mais prováveis ​​de ocorrer em pessoas com danos no sistema imunológico como no caso dos pacientes diagnosticados com HIV.

Não adianta só tratar especificamente o HIV, é necessário fazer tratamentos específicos como no caso do dentista que pode diminuir consideravelmente as dores bucais do paciente.

Consultas regulares ao dentista podem prevenir doenças graves na boca; além de escovar e usar fio dental podendo garantir uma saúde bucal mais completa.

hiv-2

Veja também: tudo sobre tratamento de canal

Os problemas bucais mais comuns em pacientes HIV positivo são:

  • Boca seca e as glândulas salivares fora do tamanho normal

A xerostomia pode ser diagnosticada como uma doença salivar e pode ser associada ao HIV que faz com que as glândulas salivares inchem. Mascar chiclete sem açúcar ou usar saliva artificial pode ajudar a boca seca.

hiv-3

  • Úlceras

Úlceras na boca ou aftas são feridas dolorosas nas gengivas, língua ou garganta que pode impedir você de comer e beber. Utilizar remédio a base de esteróides pode facilitar bastante a vida do paciente HIV positivo.

hiv-4

  • A candidíase ou sapinho

Candidíase oral ou candidíase provoca manchas brancas na boca e na garganta, manchas avermelhadas ou pequenas rachaduras inflamadas. Vários medicamentos anti-fúngicos são eficazes contra a candidíase oral.

  • O câncer de boca

Há alguma evidência de que as pessoas com HIV positivo podem ser mais propensos a desenvolver câncer de boca e garganta.

  • Leucoplasia pilosa oral(infelizmente tive que colocar um nome complicado devido ser muito importante)

Provoca manchas brancas, com pequenas saliências semelhantes a cabelos, que normalmente ocorrem no lado da língua. É causada pelo vírus Epstein-Barr e pode ser tratada com drogas anti-HIV.

  • Gengivite

Gengivas inflamadas e dolorosas, conhecidas como a gengivite, são causadas por bactérias na placa dental. Antibióticos e anti-sépticos bucais podem combater a infecção, bem como a ação local e mecânica de um dentista.

  • Herpes

Pequenas lesões dolorosas nos lábios ou na boca, causada pelo herpes vírus HSV-1(ou HSV-2, de acordo com pesquisas mais recentes), que pode demorar até algumas semanas para cicatrizar. Medicamentos como o aciclovir são os que aconselho para meus pacientes.

hiv-5

Saiba mais sobre: waterpik

Cuidar de seus dentes e gengivas é muito importante para todos. Isso inclui escovar os dentes, comer bem e ter uma dieta saudável, além de não fumar e ter consultas periódicas no dentista. Siga as dicas e garanta uma vida mais prazerosa.

assinatura_DR_DIEGO-LINS4