Clínica Geral > Especialidades

Dormir bem ajuda no aprendizado e na absorção de informações

Por Redação Doutíssima 08/06/2014

Quando as crianças são menores, três momentos em especial do dia se tornam uma batalha para os pais: normalmente a hora da refeição, o tão temido banho e a hora de ir para a cama.

Antes, os adultos já podiam alegar que dormir cedo fazia bem à saúde. Agora, eles contam com uma benefício a mais para argumentar com seus filhos: dormir bem ajuda no aprendizado. Esta informação reforça a ideia de que a criança necessita de uma hora estipulada de ir para a cama, mas não apenas ela. A recomendação se estende aos adolescentes e até para os adultos.

Dormir bem ajuda no aprendizado, pois age diretamente sobre memória e atenção. Foto: Shutterstock

Dormir bem ajuda no aprendizado, pois age diretamente sobre memória e atenção. Foto: Shutterstock

Por que dormir bem ajuda no aprendizado

Dormir bem ajuda no aprendizado porque há uma relação direta entre o ensino e a qualidade e as horas de sono que a pessoa tem. Quanto melhores forem as horas dormidas, melhor será o rendimento cerebral e a atenção da pessoa durante o dia seguinte.

Outro fato bastante interessante é o fato de que a conhecida “soneca” também auxilia no aprendizado. Se a pessoa passa muitas horas estudando, tirar um cochilo não muito grande após esse período pode ajudar as informações a serem gravadas com mais frescor na memória, tornando as horas de estudo mais aproveitáveis.

Dormir bem ajuda no aprendizado, pois age diretamente nas áreas do cérebro que correspondem à memória e a atenção. Por isso, é tão complicado se concentrar quando se está com muito sono.

Outros benefícios

Dormir bem ajuda no aprendizado, mas não é só isso. As horas de sono bem aproveitadas estão relacionadas a uma vida com mais qualidade e mais longevidade. Dormir bem, por exemplo, diminui os riscos de sofrer um AVC, acidente vascular que é responsável por boa parte das mortes naturais de adultos no país.

As horas de sono recomendadas para diferentes faixas etárias variam, pois o cérebro se comporta de maneira diferente em cada etapa da vida. Nem sempre as conhecidas 8 horas são o bastante. Estudos apontam que o necessário para adolescentes seriam 9 horas. Assim, o rendimento escolar desses jovens adultos seria melhor e eles teriam mais energia para desenvolverem outras tarefas, além do estudo, ao longo do dia.

Como dormir bem ajuda no aprendizado

Como dormir bem ajuda no aprendizado? Algumas dicas a serem seguidas são bem simples. Inicialmente, pratique atividades físicas regulares, pois elas liberam endorfina no sangue, tornando o corpo mais relaxado e deixando com que o cérebro aproveite melhor o período dormindo.

Quando você for dormir, procure deixar o cômodo o mais calmo possível, sem barulhos estridentes ou flashes fortes de luz, o que é bem comum para pessoas que deixam a televisão ligada. Você pode não saber, porém o cérebro continua prestando atenção nas movimentações e nos sons ao seu redor, não recarregando as energias necessárias para o próximo dia.

Dormir bem é uma necessidade que melhora o funcionamento do corpo inteiro e não influencia só na aprendizagem. Acordar disposto previne várias doenças e facilita a execução de ações saudáveis, como praticar atividades físicas e manter uma dieta balanceada, sem exagerar em comidas pesadas, ato que ocorre com o sono.

Então, se você precisa estudar muito para alguma prova, procure se alimentar direito, sem exageros em nenhuma área (mesmo que a ansiedade faça você procurar por guloseimas e doces), beber bastante água e dormir bem. E lembre-se que dormir bem ajuda no aprendizado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite