Vamos começar pelos dentes da frente e seguir a ordem até chegar aos dentes de trás:
- Os incisivos que podem ser centrais ou laterais, são responsáveis somente pelo corte como no caso de cortarmos uma maça sem precisar de faca
- Os caninos, que são os dentes que o drácula usa para beber o sangues de suas vítimas, são responsáveis por perfurar e prender os alimentos para que sejam cortados ou triturados por outros dentes
- Os pré-molares e molares são os responsáveis por triturar os alimentos
E ai, você já conhece seus dentes?
Precisamos entender que nas crianças, na fase da dentição de leite, não existem os pré-molares. São os incisivos centrais, incisivo laterais, caninos e molares de leite.
Veja também: as fases de nascimento dos dentinhos de leite
Então temos:
- 4 incisivos na parte de cima da boca(dois centrais e dois laterais)
- 4 incisivos na parte de baixo da boca(dois centrais e dois laterais)
- 4 caninos na boca(dois na parte de cima e dois na parte de baixo)
- 4 pré-molares na parte de cima da boca
- 4 pré-molares na parte de baixo da boca
- 4 molares na parte de cima da boca
- 4 molares na parte de baixo da boca
Para quem é bom de matemática, temos 28 dentes na boca de um adulto com os dentes dentro dos padrões normais de nascimento.
Não esqueçam dos temidos terceiros molares ou “dentes do juízo” que podem nascer na boca de alguns e podem não nascer na boca de outros. são num total de 4 terceiros molares. Se você tiver os terceiros molares, terá 32 dentes no total.
Saiba mais sobre: o terceiro molar
E agora eu pergunto: você conhece seus dentes? Assim vamos entender melhor o que cada dente faz e com isso não usar o dente que perfura para cortar ou o que corta para mastigar. Daremos também mais valor aos dentes, pois quando perdemos um dente, todo esse sistema começa a se deteriorar e as consequências são caras ou dolorosas.