[the_ad_group id="16401"]
Guia dos Dentes > Saúde

Saiba como manter a sua saúde bucal em dia

Por Redação Fortíssima 09/06/2016

Ter um sorriso bonito mostra que você está ligada na importância da saúde bucal. Apostar na higienização com escova, fio e enxaguante é ideal para manter as mucosas e dentes livres de inflamações. Sim, a grande maioria dos problemas dentários são causados pela falta de cuidados com a boca.

Inclusive, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já comprovou a importância da saúde bucal para a qualidade de vida e bem-estar. Os pesquisadores descobriram que dentes fraturados podem atrapalhar a autoestima e dificultar as relações pessoais. Participaram do estudo mais de 1.500 jovens.

Quando algum problema acontece, é importante buscar o auxílio de um dentista e a transformação de seus hábitos. Afinal, não adianta recorrer aos cuidados de um profissional e não manter rotina de limpeza diária. A preguiça deve ser eliminada e substituída pela vontade de manter dentes saudáveis.

Saúde bucal

Os dentes devem ser higienizados diariamente com escova macia, pasta e fio dental. Foto: iStock, Getty Images

Conquiste uma boa saúde bucal

Quer conquistar uma boa saúde bucal? Confira quais são os sete passos indispensáveis para ter dentes bonitos e gengivas sem inflamações.

Escolha boa escova: as melhores versões são macias e levam mais de cinco mil cerdas. A substituição dessa ferramenta de limpeza deve ser feita a cada três meses.

Faça bochecho com água: coloque uma boa quantidade de água na boca e inicie o processo. Esse passo será responsável pela remoção dos alimentos que estão depositados sobre os dentes e gengivas. Também vale utilizar os dedos higienizados com sabão.

Controle o uso de pasta: um grão de ervilha é o ideal para realizar a higienização dos dentes. Opte sempre por cremes mais leves e com pequena quantidade de substâncias abrasivas – elas podem causar o desgaste dos esmaltes e a retração da gengiva.

Invista no fio dental: ele remove os restos de alimentos que ainda podem estar depositados entre os dentes. Esse passo é essencial para a prevenção de doenças graves como periodontite –  a inflamação das gengivas.

Higienize a língua: não dá para esquecer dela. A limpeza da língua é capaz de diminuir o mau hálito causado pela saburra lingual.

Aposte no enxaguante bucal: eles previnem o aparecimento de cáries e inflamações. Faça o bochecho após a higienização completa dos dentes e gengiva.

Saúde bucal

Não se esqueça dela

A escova de dentes é responsável por grande parte da saúde bucal. Ela é indispensável na rotina de cuidados e deve ser higienizada antes de ser guardada. Para limpar, molhe as hastes com água e aplique uma pequena quantidade de antisséptico oral. Esse produto será capaz de eliminar bactérias e outros micro-organismos perigosos à saúde.

Lembre-se de comprar uma nova escova a cada três meses e manter o contato com dentista. As consultas são essenciais e devem ser marcadas semestralmente. Doenças como gengivites, periodontites e cáries podem ser evitadas com o controle profissional. 

E você, está de olho em sua saúde bucal? Deixe um comentário.


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]