Guia dos Dentes

Desmitificando: tratamento com desgaste dentário

Por Redação Doutíssima 23/10/2013

unha-2

O slice ou desgaste dentário é utilizado em algumas técnicas dentro da odontologia. Existe um grande mito sobre os benefícios ou malefícios desses desgastes e vamos conversar mais sobre eles para poder entender para que servem e aceitar melhor a sua utilização quando necessário. As dúvidas normalmente são com relação às indicações, técnicas e condições pré e pós-tratamento.

slice-5

Na ortodontia, temos um fator chamado de apinhamento dentário e está presente na maioria das alterações com necessidade de utilização de aparelho. Esses casos podem ser tratados com várias opções diferentes de tratamento como a distalização de molares, as extrações, as expansões dos arcos dentários e os desgastes interproximais ou slices dentários.

O que é o desgaste dentário?

– Uma forma de diminuição das dimensões dentárias mesiodistais.

– Com isso se busca corrigir apinhamentos (dentes tortos) mais suaves ou até mesmo moderados, bem como eliminar a desproporção natural de tamanho dentário.

– De forma mais simples, o dentista vai fazer uso de uma broca, disco ou lixa que roda em alta velocidade ou é movimentado de forma manual e “corta” fatias bem finas do dente ou desgasta de forma extremamente planejada pelo dentista.

slice-4

Muitos falam sobre a possibilidade de o paciente ficar com sensibilidade dentária depois que for feito o procedimento de desgaste. Temos que entender que isso realmente pode acontecer, mas é raro. O dente a ser desgastado é cuidadosamente radiografado, o dentista mede a quantidade necessária de desgaste e verifica se o desgaste é aconselhado ou não.

slice-3

Há também a possibilidade do desgaste oclusal e nesse caso, o dentista vai fazer pequenos desgastes nos dentes que estão fora do contato indicado. Com isso, o paciente vai ter uma mordida mais estável e o sistema vai funcionar de forma mais eficiente e sem a possibilidade de causar danos à outras estruturas.

slice-1

Pode ser utilizado o desgaste dentário para fins estéticos também como em caso de pacientes que quebram uma pequena parte do dente da frente e o dentista teria dificuldade em refazer o dente com o uso de resina (restauração/obturação). Nesse caso, o dentista, juntamente com o paciente, podem avaliar a viabilidade de fazer um pequeno desgaste dental na área quebrada e, se necessário, no dente similar a ele.

slice-2

No geral é um procedimento que pode evitar a necessidade de arrancar dentes ou corrigir algum erro anatômico em pacientes com dentes maiores que o normal. Acredito que se bem planejado e com a técnica bem executada, é um procedimento muito útil para a odontologia.