Guia dos Dentes

Como limpar corretamente o aparelho ortodôntico móvel

Por Redação Doutíssima 21/01/2014

aguad-2

Um problema que acomete muitos pacientes que utilizam os aparelhos removíveis é com relação às sujeiras que grudam no aparelho e o paciente não sabe como fazer para remover de forma eficiente. Esse problema não só gera uma alteração no uso do aparelho devido o paciente ficar um pouco com medo de usar e vir a ter problemas como o mau hálito ou inflamações gengivais mas também gera problemas do ponto de vista de acúmulo de bactérias e real risco de comprometimento da saúde bucal. Para que você não tenha esses problemas, vou ensinar como limpar o aparelho ortodôntico móvel.

be-4

O primeiro ponto é que a grande maioria dos aparelhos ortodônticos removíveis não podem ser utilizados na hora da alimentação. Isso é muito importante devido facilitar a limpeza. Se você comer e logo depois escovar os dentes, quando colocar o aparelho ortodôntico móvel, a cavidade bucal já estará livre das maiores sujeiras. A pior coisa que pode acontecer é o paciente comer com o aparelho ou comer e logo depois, colocar o aparelho na boca sem ter limpado antes. Isso somente para os aparelhos que são removidos durante a alimentação.

aeb-2

O uso de produtos muito pegajosos também pode comprometer a limpeza: Evite usar chicletes mesmo os sem açúcar, que deixam a superfície do aparelho mais pegajosa para retenção de alimentos e bactérias. Nada de pirulito, chocolate ou alimentos açucarados sem escovar os dentes logo depois.

No que diz respeito à limpeza, vamos falar sobre algumas dicas:

 

be-2

 

– A escova e a pasta dental utilizadas são as mesmas que para escovar os dentes. Alguns pacientes optam por utilizar uma escova mais dura para facilitar a limpeza, basta você ler na capa. Essa escova mais dura pode ser utilizada no aparelho ortodôntico móvel mas não use nos dentes.

– Recomendo para alguns pacientes fazer o bochecho com antisséptico já com o aparelho móvel na boca.

– Existe um material de limpeza de prótese, da córega, que parece uma vitamina C. Você coloca em um copo com água, espera derreter por completo e coloca o aparelho móvel no copo somente por 5 minutos, logo depois, lavar em água corrente e usar normalmente.

– Normalmente os cuidados são muito simples e o que causa maiores problemas é quando o paciente não coopera. São pacientes que não levam a sério as recomendações do ortodontista.

be-1

A parte mais importante do tratamento ortodôntico é com relação à cooperação do paciente. Pacientes que se comprometem com o tratamento tornam o tratamento mais fácil, rápido e menos dolorido. E a cooperação está diretamente ligada à limpeza do aparelho seja ele fixo ou removível.