Guia dos Dentes

Perda de dentes pode estar ligada a fatores emocionais

Por Redação Doutíssima 03/02/2015

A autoestima de um indivíduo está diretamente relacionada à autoimagem que tem de si e a imagem ideal imposta pela sociedade. Isto porque o sorriso anuncia bem-estar, alegria, segurança, satisfação em relação a si e aos outros. Assim, a perda de dentes pode trazer consequências na qualidade de vida das pessoas.

perda de dentes

Perder os dentes afeta a a autoestima das pessoas e prejudica o convívio social . Foto: iStock, Getty Images

A perda de dentes resulta no desequilíbrio das funções mastigatórias, deglutição, fala e estética, podendo implicar em consequências desfavoráveis para a vida emocional do sujeito.

Além disso tudo, a questão da perda de dentes também dificulta a comunicação interpessoal,  promovendo o isolamento das pessoas. Afinal, a inibição do sorriso impede a demonstração da alegria e do acolhimento, prejudicando o convívio social.

Estima-se que 63% das pessoas que perderam seus dentes tiveram a autoestima afetada. Além de repercutir no bem-estar emocional do paciente, o problema dentário tende a debilitar a aparência física do indivíduo e a realização de algumas atividades cotidianas.

Com a ausência dos dentes, o indivíduo ainda sofre com a redução de sua capacidade de mastigação, o que acaba afetando as escolhas alimentares. Consequentemente, eleva-se o risco para que outras doenças dentais apareçam. Isso porque as pessoas tendem a evitar os alimentos ricos em fibras, escolhendo alimentos com menor valor nutricional.

Motivos que levam à perda de dentes

 

A principal causa da perda de dentes é a presença de cárie dentária e das doenças periodontais ao longo da vida.

A progressão da cárie dentária leva à destruição dos dentes e a progressão das doenças periodontais leva à destruição dos tecidos de suporte dos dentes como as gengivas, o osso alveolar e o ligamento que une o dente ao osso.Essas doenças apresentam um fator causal em comum: a placa bacteriana.

Grande parte destes fatores causais são gerados pela falta de cuidado com a higiene bucal, como a escovação dos dentes e a limpeza entre os dentes. Essas práticas diárias são recomendadas a todos, desde o nascimento dos primeiros dentes. Elas são as que mais contribuem para a manutenção dos dentes durante toda a vida.

Alternativas para resolver a perda de dentes

 

Entre as alternativas para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com este problema é a reposição dos dentes por meio de implantes dentários. A medida visa um retorno à aparência, a estética e a função dos dentes.

 

Porém, o uso do implante resolverá o problema emocional desde que atenda as expectativas do paciente. Isso porque ele tem que ter em mente que a recomposição dentária é mais do que uma substituição de dentes, e sim a reconstrução de sua a imagem pessoal e social.

 

Atualmente, existem várias formas de amenizar a perda de dentes, como o de próteses removíveis, a colocação de dentes fixos etc. Dentro das alternativas disponíveis no mercado, a mais indicada é a prótese fixa sobre implantes, pois é uma intervenção rápida, indolor e com um pós-operatório praticamente assintomático.

 

Além de não interferir com os dentes vizinhos, a prótese fixa é a solução que mais se assemelha a anatomia de um dente verdadeiro.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!