Está cada vez mais comum maus tratos contra as crianças, seja por parte dos pais ou de parentes, até mesmo o vizinho, amigos próximos à família que estão longe de qualquer suspeita. A criança acaba sofrendo calada pois tem medo de falar e também porque não sabe em quem confiar, é uma situação muito delicada. Saiba mais:
Em 13 de julho de 1990 foi regulamentada sob a Lei nº 8.069 a ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que garante os direitos e deveres das Crianças e Adolescentes. Mesmo assim é muito comum ser noticiados atos de violência contra crianças, principalmente dentro de casa.
Os maus tratos são responsáveis por uma serie de problemas e transtornos que irão surgir na vida criança na fase adolescência e podendo acontecer também na vida adulta caso a criança não receba um tratamento psicológico adequado.
Leia também: Exposição fotográfica “Relatos de uma memória” expõe dramaticamente vítimas de abuso sexual
Quantas crianças sofrem maus tratos no Brasil?
Em 2012, foram 130.029 registros. Este número equivale a 77% das denúncias recebidas pelo Disque 100, telefone da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República que recebe denúncias de violações contra crianças e adolescentes como também recebe denúncias para portadores de deficiência, homossexuais, moradores de rua e idosos.
Em 2013 nos primeiros 5 meses do ano foram mais de 240 inquéritos policiais instaurados pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) e mais de seis prisões já realizadas,um aumento de 26,83% em relação aos primeiros meses do ano passado.
Tipo de violência contra a criança
A maioria das denúncias recebidas pelo dique 100, maioria são por negligência, violência psicológica, violência física e violência sexual.
Negligência é a omissão dos responsáveis nos cuidados necessários para o crescimento da criança , que está ligada á saúde, higiene, alimentação e educação.
Quem são os causadores dos maus tratos?
Infelizmente a grande maioria dos casos são cometidos dentro de casa, envolvendo pais e parentes.
Veja também: Aprenda autodefesa por meio do Krav Magá
Confira os 10 sinais que uma criança pode está sendo mal tratada:
- Lesões estranhas ou mal explicadas;
- Queimaduras de cigarros;
- Lesões nos órgãos genitais.
- Acidentes domésticos frequentes;
- Alterações de comportamento, como agressividade ou atitudes destrutivas, furtos, timidez excessiva e dificuldade de relacionamento com crianças da mesma idade;
- Apresenta baixo rendimento escolar;
- Emagrecimento ou outros sinais de má nutrição;
- Lacerações de lábios (frênulo labial);
- Arrancamento de peças dentárias (“dentes de leite”);
- Marcas de mordidas,atribuídas a um “excesso de carinho”.
Não deixe que esses crimes fiquem em pune, denunciem. Ligue para o disque denúncia 100.
Fontes: Cultura mix, Infosuhoy e Midia News.