Filhos

Conheça maneiras de ajudar na alfabetização de seu filho

Por Redação Doutíssima 08/09/2015

O ato de alfabetizar – quer se trate de leitura ou escrita – é uma saída para um novo mundo. Por isso, em 8 de setembro é celebrado o Dia Internacional da Alfabetização, que tem o objetivo de lembrar da sua importância para os indivíduos e as comunidades ao redor do mundo.

 

A data também chama a atenção para o fato de que nem todas as crianças em idade escolar têm essa oportunidade.

alfabetizacao

Segundo a Unesco, para ser considerado alfabetizado, é preciso ir além do ato de ler e escrever. Foto: iStock, Getty Images

Segundo um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de três milhões de adolescentes pobres, negros, indígenas e quilombolas estão fora da escola. Além disso, em 2013, quase 700 mil crianças com idade entre quatro e cinco anos estavam fora do ambiente escolar.

 

Alfabetização: importante em qualquer idade

A alfabetização é um direito fundamental, garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ela é uma ferramenta importante para capacitar as pessoas e as comunidades para que assim consigam aproveitar seus direitos, como a saúde, informação, justiça e liberdade.

 

Uma classificação muito comum de uma pessoa alfabetizada é a que indica que ela tem a capacidade de ler e escrever. Porém, segundo a
Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco), o conceito é mais complexo, já que a pessoa deve ser considerada alfabetizada quando consegue identificar, compreender, interpretar, criar e comunicar, utilizando materiais impressos e escritos associados a contextos variados.

 

É importante ir além do que simplesmente garantir que as crianças estão na escola, e também acompanhar de perto o aprendizado e o desenvolvimento.

Dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), de 2013, revelaram que 57% dos estudantes de oito anos não conseguem superar os dois primeiros níveis em uma escala de quatro quanto ao aprendizado em leitura. Para matemática, o percentual foi de 58%.

 

O papel dos pais na alfabetização

Não basta esperar que os filhos aprendam apenas na escola tudo o que precisam. Os pais podem estimular o aprendizado, ajudando na alfabetização. Procure adicionar uma pitada de conhecimento em situações do dia a dia, possibilitando aos pequenos aprender de forma fácil e clara.

 

Os professores dizem que promover a leitura em casa é a forma mais importante pela qual os pais podem ajudar seus filhos. Verifique se o seu filho tem a prática da leitura regular e certifique-se que ele entende quando lê.

Além disso, é mais fácil ter bons hábitos de escrita quando as crianças estão aprendendo do que quando a pressão do trabalho escolar é maior. O mesmo vale para ortografia.

 

Aqui estão mais algumas dicas sobre como ajudar o seu filho com leitura e outras questões relacionadas ao seu aprendizado:

 

1. Promova momentos de interação

alfabetizacao

A interação com o que a criança pensa e acha é fator essencial no processo da leitura. Foto: Shutterstock

Quando você ler para seu filho, transforme o momento em uma experiência interativa. Faça perguntas sobre a história, as imagens e o que ele pensa dos personagens.

 

2. Ajude com os significados

alfabetizacao

O dicionário é importante para que as crianças não fiquem com dúvidas sobre as palavras. Foto: Shutterstock

Quando ele se deparar com uma palavra incomum ou engraçada, ajude-o a descobrir o que ela significa. Use dicionários para facilitar o aprendizado.

3. Incentive a ida à biblioteca

alfabetizacao

A experiência da leitura de histórias diferentes deve ser incentivada pelos pais. Foto: Shutterstock

Inscreva seu filho na biblioteca para que ele possa experimentar novos livros regularmente.

 

4. Promova o aprendizado

alfabetizacao

Fazer a criança copiar as palavras é uma forma de intensificar o aprendizado da escrita. Foto: Shutterstock

Ajude as crianças mais jovens, escrevendo palavras e frases para elas copiarem.

 

5. Não esqueça dos desenhos

alfabetizacao

Para a criança ser alfabetizada, é preciso lembrá-la da relação entre imagem e palavra. Foto: Shutterstock

Enfatize os vínculos entre desenho e escrita.

 

6. Seja neutro

alfabetizacao

Ao ajudar a criança a estudar, é preciso ser neutro em relação ao que você prefere. Foto: Shutterstock

Esteja ciente de que suas atitudes sobre a escola afetam a seu filho. Se você odiava matemática, tenha cuidado para não demonstrar isso a ele.

 

7. Acompanhe as tarefas de casa

alfabetizacao

Acompanhar a rotina escolar da criança e elogiar o que foi feito são ações importantes. Foto: Shutterstock

Olhe a lição de casa do seu filho todos os dias e procure pedir para a criança lhe ensinar o que foi aprendido no exercício. Além disso, elogie o bom trabalho.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!