Filhos

Quando tirar a fralda: entenda o tempo do seu bebê

Por Redação Doutíssima 05/03/2015

Uma das principais dúvidas de mamães e papais é quando tirar a fralda do bebê. Ela é necessária e conveniente nos estágios iniciais de desenvolvimento da criança, mas pode virar motivo de preocupação para os pais, que não entendem em que momento seu filho deverá abandoná-la.

Ensinar a criança a usar o banheiro é um grande desafio. Ao mesmo tempo em que pode ser muito gratificante, preocupa. Afinal, qual é a hora certa de fazer o bebê deixar de usar fraldas?

Se você tem dúvidas de quando tirar a fralda e como fazer isso, saiba que esta fase pode ser um pouco complicada e você vai precisar de paciência e tempo.

 

quando tirar a fralda

Alguns sinais podem ser entendidos de que seu filho já pode ir ao banheiro sozinho. Foto: iStock, Getty Images

“Quando tirar a fralda do meu bebê?”

 

A primeira coisa que a maioria dos pais se pergunta é “Quando tirar a fralda?”. Enquanto alguns acreditam que é essencial começar desde cedo, logo após o bebê conseguir sentar ou talvez até mesmo antes disso, dependendo da sociedade em que o bebê está crescendo, outros acham que não se deve tirar a fralda até que ele possa entender e estar pronto para a mudança.

A maioria das crianças mostram indícios de que é a hora de tirar a fralda quando conseguem expressar as suas vontades verbalmente. É essencial entender esses sinais e responder adequadamente. Além disso, seu filho precisa ter entre 18 meses e três anos, que é quando eles estão maduros o suficiente para reconhecer a vontade de usar o banheiro.

É fundamental que você faça o seu bebê entender a necessidade de usar o banheiro para todas as suas necessidades e ressaltar que esta é a coisa certa a se fazer. Além disso, é preciso saber que o tempo certo de quando tirar a fralda durante o dia não é o mesmo que o da noite para dormir.

Tirar a fralda durante o dia é muito mais fácil e acontece muito mais cedo, já a da noite pode levar até anos.

Sinais que você sabe quando tirar a fralda do bebê

 

Continue usando fraldas até que sua criança mostre sinais de que está pronta para começar a usar o banheiro. Observe se:

– Seu filho manifesta curiosidade em ver os outros irem ao banheiro. Embora isso possa parecer embaraçoso em num primeiro momento, é realmente útil para a criança se eles observarem os pais ou os irmãos mais velhos enquanto usam o banheiro.

– A fralda permanece seca durante até duas horas, mostrando que eles são capazes de armazenar a urina na bexiga. Por exemplo, se a fralda fica seca quando ele acordar depois da sua soneca da tarde.

Ele diz que não gosta da fralda, ou então tentar tirá-la, em particular, depois que está suja.

– Seu filho pode dizer que está fazendo xixi ou coco, ou pode lhe dizer logo após que fizer. Se eles podem dizer antes que aconteça, você já em ideia de quando tirar a fralda e você pode começar com o treinamento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!