Clínica Geral

O que é o nanismo? Por que existem os anões?

Por Redação Doutíssima 12/08/2013

Pediatrician measure height of little girl

O que é?

Há muitos tipos de nanismo e em geral as pessoas vítimas desse crescimento chegam a 1,45m quando homens e 1,40 quando mulheres e também pode ocorrer em animais. Em casos extremos de nanismo, um adulto pode chegar a 60 centímetros apenas na vida adulta.

Quanto às dimensões corporais, existem dois tipos:

  • Nanismo proporcional: ocorre quando o indivíduo apresenta órgãos com tamanho proporcional à altura;
  • Nanismo desproporcional: neste caso, o indivíduo pode apresentar alguns órgãos de tamanho normal, ou seja, maiores e desproporcionais à estrutura óssea. Também conhecida como displasia esquelética, esta condição apresenta anomalias do desenvolvimento de um órgão, geralmente de causa genética, o que prejudica a conuna vertebral.

Dentre as causas, podemos citar:

  • Nanismo hipofisário ou pituitário: Deficiência na hipófise (ou glândula pituitária), responsável pela produção do hormônio do crescimento;
  • Acondroplasia (a=privação, chóndros=cartilagem e plásis=formação): defeito do crescimento ósseo a partir das cartilagens.

 

Causas

As causas são genéticas e podem ou não serem hereditárias. Normalmente, deve-se à uma parada prematura do crescimento esquelético, devido à uma deficiência do hormônio do crescimento, secretado pela hipófise. Em caso de acondroplastia, o nanismo está diretamente relacionado à má formação e deformação esqueléticas, como braços e pernas pequenos e tortos e cabeça grande, por exemplo.

 

Os problemas a enfrentar na sociedade?

Apesar de possuirem a mesma capacidade cognitiva e física, sendo apenas prejudicados pela baixa estatura, os “anões” podem enfrentar inúmeros percalços no cotidiano, pois o mundo não é adaptado a pessoas com necessidades especiais.

Além das dificuldades na vida prática, existem também os preconceitos.

  • Vítimas de piadas e brincadeiras de mau gosto, os anões acabam tendo sua autoestima afetada;
  • Dificuldade em encontrar emprego ou estabelecer relações amorosas;
  • Dificuldade de acesso em ônibus, telefones públicos, caixas de banco, banheiros, etc.

 

Sintomas

Além da baixa estatura, em casos de nanismo hipofisário, o indivíduo pode apresentar um atraso no desenvolvimento sexual na adolescência. Já em pessoas afetadas pela acondroplasia, problemas respiratórios, malformação da coluna e no coração são os sintomas mais comuns.

 

Tratamento

É possível tratar ou mesmo reverter o nanismo se for descoberto cedo, ainda na gravidez, por exemplo. No caso do nanismo hipofisário, é feito um tratamento à base de hormônios de crescimento. Porém, na acondroplasia apenas alguns sintomas podem ser tratados, como os pés tortos.

 

Como evolui?

Alguns anões podem apresentar um superaquecimento do organismo, a “hipertermia maligna”, que pode ser agravado com o consumo de alguns analgésicos.

Em alguns casos, a compressão de alguns órgãos devido à baixa estatura, pode diminuir a expectativa de vida do indivíduo.

 

 

Fonte: ABC.MED.BR